Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TIRAR UM 10 OU APRENDER


A verdadeira tarefa de um coordenador é fazer com que a escola entenda o que é avaliação.



Mais do que uma simples análise classificatória ao final do bimestre,  os Resultados Obtidos através do processo avaliativo é fundamental para avaliar o trabalho de uma instituição escolar como um todo,  principalmente “ garantir o padrão de qualidade da aprendizagem “,  conforme a Constituição de 1988.
O principal Papel da escola, atualmente, é focar seu planejamento à aprendizagem dos alunos, isto é, elaborar estratégias para garantir com que os alunos tenham acesso e a liberdade quanto ao ato de Aprender. Para isso cada escola deve criar estratégias juntamente  com a sua equipe analisando experiências e a realidade ao qual a escola está inserida , utilizando-se de sua autonomia, estipulada por lei, para atingir tais objetivos. Objetivos que infelizmente ainda são incompreendidos por grande parte dos docentes,  que necessitam de profundas mudanças em relação as articulações ao ato de planejar e avaliar.
A avaliação não deve ser vista apenas como a aplicação de uma simples prova dissertativa, ou mesmo um teste de múltipla escolha - embora sejam ferramentas válidas mas não únicas -, mas sim, voltada para o desafio de criar situações onde todos aprendam , onde as notas perdem suas características classificatórias e viram estatísticas com dados que possam subsidiar o rumo do trabalho docente e proporcionar aos alunos meios para que avaliem a si mesmo  na busca do próprio desenvolvimento da “capacidade de aprender” segundo a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB de 1996.
 Para tornar possível essa mudança de cultura dos processos avaliativos pode-se contar com um profissional que assume um papel intermediário frente aos atores educacionais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: o coordenador pedagógico;  que frente a essas  questões,  está em um nível privilegiado  para colocar em prática o verdadeiro papel da avaliação como consta na LDB de 1996 e na Constituição de 1988, pois tais profissionais são responsáveis pela formação dos principais envolvidos no processo educativos e podem motivar discussões , análises e intervenções na equipe pedagógica para o ato de aprender, interagindo  com os diferentes atores do mundo educacional ligando a unidade escolar junto à diretoria de ensino . Podendo assim propiciar momentos de interação e construção,  com intuito de superar conceitos ultrapassados e orientar o grupo escolar quanto a utilização efetiva dos Resultados das avaliações internas e externas  (SARESP, SAEB, PROVA BRASIL).
 Afinal, é de suma importância proporcionar atividades avaliativas que foquem unicamente o ato de aprender e assim - o mais importante -  saber trabalhar com os resultados obtidos de uma forma clara e coerente envolvendo pais, gestores e professores a  proporem ações efetivas através dos seguintes dados.

Escrito por Maykon de Souza.


This post first appeared on Diário De Coordenador, please read the originial post: here

Share the post

TIRAR UM 10 OU APRENDER

×

Subscribe to Diário De Coordenador

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×