Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Era do Conhecimento


Você já deve ter ouvido a frase: “Vivemos na Era do Conhecimento”.

Concordo em parte com esta afirmação, na verdade acredito que vivemos na “Era da Informação”, afinal, podemos aprender sobre praticamente qualquer assunto na internet, porém, conseguir transformar todo esse conteúdo em conhecimento é o que faz a diferença.

Quantas vezes nos deparamos com algum problema no trabalho em que não temos a menor ideia de como resolver? Isso normalmente ocorre não por falta de formação das pessoas, mas porque falta a habilidade de associar aquilo que sabemos (informação) para chegar na melhor solução de um problema (conhecimento).

Para mim, a definição de conhecimento poderia ser: “A habilidade de interpretar um conjunto de informações dentro de um contexto e só tem utilidade se puder ser resgatado a qualquer momento.

A fábula a seguir serve perfeitamente para demonstrar o que acontece com quem não trabalha a competência de transformar informação em conhecimento e, ao final, indico qual acredito ser a principal característica do profissional da "Era do Conhecimento".


A história de duas pulgas
(autor desconhecido)

Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:
- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí
nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
E elas contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:
- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.
E elas contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu. A primeira pulga explicou o motivo:
- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez. E um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos. Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha:
- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
- E por que é que estão com cara de famintas?
- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?
- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Era verdade. A pulguinha estava vistosa e bem alimentada. Mas as pulgonas não quiseram dar “a pata a torcer”:
- Mas você não está preocupada com o futuro?Não pensou em uma reengenharia?
- Quem disse que não?Contratei uma lesma como consultora.
- Hã? O que as lesmas têm a ver com pulgas?
- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me deu o diagnóstico.
- E o que a lesma sugeriu fazer?
- "Não mude nada. Apenas sente no cocuruto do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança"

Moral da história:
Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente… Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento.


Acredito que faltou às pulgas dessa fábula trabalhar a observação, simplesmente tomaram uma série de decisões frustradas baseadas somente naquilo que não sabiam fazer, faltou-lhes conhecimento.




This post first appeared on Blog | Professor Rogério Guerra, please read the originial post: here

Share the post

A Era do Conhecimento

×

Subscribe to Blog | Professor Rogã©rio Guerra

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×