Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria

Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria

NR 36.2.10 Câmaras Frias
36.2.10.1 As câmaras frias devem possuir dispositivo que possibilite abertura das portas pelo interior sem muito esforço, e alarme ou outro sistema de comunicação, que possa ser acionado pelo interior, em caso de emergência.
36.2.10.1.1 As câmaras frias cuja temperatura for igual ou inferior a -18º C devem possuir indicação do tempo máximo de permanência no local.

Conteúdo Programático:  Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria
Introdução;
Exposição e Trabalho em Ambientes Frios;
Fisiologia da Exposição ao Frio;
Algumas considerações sobre temperatura corporal;
Efeitos à Saúde pela exposição ao frio;
Sintomas de exposição;

Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria

O que é hipotermia;
Avaliação ambiental;
Limites de tolerância;
Requisitos de vestimenta;
Requisitos do EPI;
Limitação do tempo de Exposição
Doenças causadas pelo frio;
Referências Bibliográficas;
Base Normativas aos dispositivos aplicáveis: NR 06, NR 15, NR 36;
Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Ambientes Frios
Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria:

Carga Horária: Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria
Capacitação: 08  horas/aula
Atualização (Reciclagem)   – Carga horária  mínima = 04 horas/aula

CERTIFICAÇÃO: Será expedido o Certificado para cada participante que atingir o aproveitamento mínimo de 70% (teórico e prático) conforme preconiza as Normas Regulamentadoras.

Atualização (Reciclagem):  É recomendável Periodicidade ANUAL se não ocorrer evento que indique a necessidade de atualização.

Saiba mais sobre Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria:
As atividades de trabalho expostas a temperaturas baixas submetem o trabalhador aos danos causados pelo frio. Destacamos atividades realizadas em câmaras frigoríficas, trabalhos de embalagem de carnes e demais alimentos, operação portuária, nas quais se manuseiam as cargas congeladas e outros.
O trabalho em ambientes extremamente frios se constitui num risco potencial à saúde dos trabalhadores, podendo causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes e até mesmo morte, quando o trabalhador fica preso acidentalmente em ambientes frios ou imerso em água gelada.
Os trabalhadores devem estar protegidos contra a exposição ao frio de modo que a temperatura central do corpo não caia abaixo de 36°C.
Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria:
As lesões mais graves causadas pelo frio decorrem da perda excessiva de calor do corpo e diminuição da temperatura no centro do corpo, o que chamamos de hipotermia.
A hipotermia e outras lesões causadas pelo frio podem ser evitadas se forem adotadas práticas adequadas para o trabalho nesta situação. Roupas de frio, inclusive proteção para a cabeça, luvas mitenes e botas isolantes, devem ser usadas por pessoas expostas ao frio.
Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria:
REQUISITOS DOS EPI (Equipamento de Proteção Individual)
EPI tem a função de proteger individualmente cada empregado de possíveis lesões quando da ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Portanto, o EPI não evita os acidentes em si, mas protege o empregado quando o risco estiver ligado à função ou ao cargo do trabalhador e à exposição ao agente.
O risco está ligado ao tipo e à quantidade do agente, ao tempo de exposição e à sensibilidade do organismo do trabalhador.
Roupas de proteção são necessárias para a execução de trabalho realizado a uma temperatura de 4°C ou abaixo.
As vestimentas devem ser selecionadas de acordo com a intensidade do frio, o tipo de atividade e o plano de trabalho. Devem ser usadas roupas compostas de camadas múltiplas,
O que proporciona maior proteção que o uso de uma única peça grossa.
A camada de ar existente na roupa fornece isolamento maior do que ela própria.
Em condições extremamente frias, nas quais usa-se proteção para a face, a proteção dos olhos deve estar separada dos canais de respiração (nariz e boca), de maneira a evitar que a umidade exalada embace os óculos.
Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria:
Para o trabalho realizado em condições úmidas, a camada externa da roupa deve ser a repelente à água.
Se a área de trabalho não puder ser protegida contra o vento, deve-se usar uma roupa de couro ou de lã grossa facilmente removível.
Em condições extremamente frias, devem ser fornecidas vestimentas de proteção aquecidas.
As roupas devem ser conservadas secas e limpas visto que a sujeira enche as células de ar nas fibras das roupas, destruindo a sua capacidade de circulação do ar.
Enquanto o trabalhador estiver descansando em uma área aquecida, a respiração deve ser feita abrindo-se os fechos do pescoço, cintura, mangas e tornozelo.
Se não for necessária destreza manual, devem ser usadas luvas em temperaturas abaixo de 4°C para a realização de trabalho leve, e em temperaturas abaixo de -7°C para a realização de trabalho moderado.
Para trabalho realizado em temperaturas abaixo de -17°C, devem-se usar mitenes.
Sala para secagem de roupas.
Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria:
REQUISITOS DE VESTIMENTA
a) Roupa de baixo: é recomendado o uso de uma roupa de baixo de duas peças, como camiseta e short de algodão sob roupa térmica; o uso de uma camisa de gola olímpica próxima a pele sob uma roupa impermeável é indicado, pois retém o calor e permite ventilar quando a roupa de cima é aberta ou removida;
b) Meias: as de lã são as ideais; meias de elenca e acetato não devem ser utilizadas. Quando são usados dois pares, o que fica em contato com os pés deve ser menor que o que é colocado por cima. Evite dobrá-las; meias de acetato e proteção contra umidade;
c) Calças: devem ser utilizadas calças de lã, do tipo térmico ou com um forro especial. Os cintos devem ser evitados, pois podem apertar e reduzir a circulação. O uso de suspensórios é mais recomendado. As calças devem ser folgadas para permitir o uso de “minhocões”; Calçados com sola antiderrapante e forrados com lã;
d) Botas: para o trabalho em temperaturas frias, é recomendável usar botas de couro, com o forro de feltro, sola de borracha e palmilhas de feltro. As botas devem ser impermeáveis e as meias devem ser trocadas quando ficam molhadas de suor;
e) Conjunto composto por capote com capuz, gorro ivanhoé, calça, luvas e botas para trabalhos em ambientes extremamente frios.
Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria:

f) Camisa: uma camisa ou um suéter de lã sobre uma camiseta de algodão. Podem-se usar camisas normais e suéteres sobre a roupa de baixo e sob o capote;
g) Capote com capuz: deve ser folgado com cordão na cintura. As mangas devem ser folgadas. Calcula-se que 50% ou mais do calor do corpo é perdido através da cabeça e do pescoço. Um gorro de lã propicia ótima proteção. A lã propicia melhor calor, contudo as fibras sintéticas não perdem sua eficiência quando úmidas, como a lã. Quando for usado capacete de proteção, este deverá ser dotado de forro térmico. O capuz impede que o ar quente saia de volta do pescoço e passe pelo rosto. O capuz permite respirar ar mais quente que se formou no túnel e, também, amortece o vento.
h) Luvas ou mitenes: as mitenes oferecem maior proteção que as luvas, embora a destreza dos dedos fique prejudicada. As queimaduras por metal frio podem ser impedidas por luvas de nylon ou algodão, mas estas oferecem pouca proteção térmica, novamente, a lã parece ser o material ideal;
i) máscara (gorro invanhoé): a máscara é um equipamento vital no trabalho em vento frio. Uma máscara de esquiar com abertura para os olhos propicia melhor visibilidade que as máscaras com tubo, embora ambas sejam eficientes.
Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria:
EXPOSIÇÃO AO FRIO
FISIOLOGIA DA EXPOSIÇÃO AO FRIO
Como se sabe, em baixas temperaturas o corpo humano perde calor para o ambiente baixando a temperatura da pele e das extremidades; entretanto, o mecanismo termorregular atua de maneira a manter o equilíbrio homeotérmico do corpo. Se as perdas de calor forem superiores ao calor produzido pelo metabolismo, haverá a vasoconstrição periférica na tentativa de evitar as perdas em excesso; o fluxo sanguíneo é reduzido em razão direta da queda da temperatura, buscando o equilíbrio. Se no entanto a temperatura do interior do corpo baixar de 35°C, ocorrerá uma redução das atividades fisiológicas haverá diminuição da taxa metabólica, queda da pressão arterial e conseqüentemente da freqüência do pulso, entrando na fase do “tiritar”: tremor incontrolável que busca através da atividade muscular, (contrações musculares), a produção de calor para encontrar novamente o equilíbrio. Se a produção de calor for insuficiente, a temperatura do núcleo do corpo continuará a baixar, podendo o mecanismo termorregular perder a sua capacidade, o que ocorrerá abaixo de 29°C; as células cerebrais entrarão em depressão decrescendo as atividades do sistema nervoso central, este fenômeno é denominado hipotermia e tem conseqüências graves podendo chegar ao estado de sonolência, coma e posteriormente a morte.
Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria: Consulte-nos.



This post first appeared on Cursos E Treinamentos De Segurança E Saúde Do Trabalho, please read the originial post: here

Share the post

Curso Ambientes Frios – Exposição e Trabalho em Câmara Fria

×

Subscribe to Cursos E Treinamentos De Segurança E Saúde Do Trabalho

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×