Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula

Este é o sétimo TCC que compartilho aqui no blog. Se quiser enviar um Trabalho de Conclusão de Curso ou uma dissertação de mestrado ou doutorado para ser lido por milhares de pessoas, saiba mais no link no final da postagem.

Compartilhe o seu conhecimento.



Título

Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula.

Autor(es)

Souza, Alcione Gregório de.

Palavras-chave

Modelagem matemática, Ensino da matemática.

Data do documento

16 de dezembro de 2014.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como a Modelagem matemática está inserida na metodologia de ensino de quatro professores da rede pública de ensino, nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de três escolas do Cariri paraibano.

Nosso corpus consistiu em analisarmos as respostas dadas por estes professores a um questionário escrito composto por 16 questões: oito objetivas e oito subjetivas. Nosso intuito com este questionário era percebermos a opinião de professores sobre a utilização da Modelagem Matemática como metodologia de ensino.

O enquadre teórico para esta análise se baseia em Bassanezi (2002), D’Ambrosio (1986), Biembengut (1999), Biembengut e Hein (2000), entre outros, os quais abordam a Modelagem Matemática como meio facilitador para o ensino aprendizagem, oportunizando aos alunos a pesquisar e transformar situações do cotidiano em problemas matemáticos.

Com os resultados das análises observamos que os professores entrevistados têm buscado aperfeiçoamentos relacionados à área de atuação que exercem. Com isso têm colocando em prática novos métodos de ensino, como a modelagem matemática, que apesar de existir a algumas décadas, vem se destacando e satisfazendo professores e alunos com resultados obtidos em sala de aula.

Apesar das dificuldades encontradas para adequar esse método ao cronograma escolar os professores pesquisados faz a aplicação da modelagem matemática, mesmo que esporadicamente.

Download

Clique no botão abaixo para Baixar Esse Tcc.

Baixar esse TCC Sumário
Tamanho do documento TCC: 99 MB

Créditos

Esta sugestão de postagem para a categoria TCC, foi enviada por Gustavo Afonso. Envie você também uma sugestão de TCC. O tema deve ser sobre Matemática.

Quero enviar um TCC


This post first appeared on Prof. Edigley Alexnadre, please read the originial post: here

Share the post

Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula

×

Subscribe to Prof. Edigley Alexnadre

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×