Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TCC: Modelagem matemática e solução numérica de lançamento de projéteis

Este é o terceiro TCC que compartilho aqui no blog. Se quiser enviar um Trabalho de Conclusão de Curso ou uma dissertação de mestrado ou doutorado para ser lido por milhares de pessoas, saiba mais no link no final da postagem.

Durante as minhas férias está sendo uma ótima fonte de leitura. Esse TCC é muito organizado e escrito em $\LaTeX$.


Título

Modelagem matemática e solução numérica de lançamento de projéteis.

Autor(es)

Santos, Manoela Ramos.

Palavras-chave

Projéteis, Modelagem matemática, Solução numérica, Método de Euler, Linguagem Python.

Data do documento

03 de junho de 2016.

Resumo

O lançamento de projéteis é um dos mais importantes problemas de movimentos bidimensionais estudados na Mecânica Clássica, sendo modelado por um conjunto de equações diferenciais ordinárias. O problema pode se tornar complexo se considerar parâmetros físicos como: variação da gravidade com a altitude, resistência do ar, efeito Magnus, entre outros.

Nessas situações as soluções analíticas triviais amplamente conhecidas perdem validade. Para casos como estes, o uso de métodos numéricos como técnica de solução das equações diferenciais é válido. Neste trabalho, foi implementado em linguagem Python, um programa computacional baseado no método numérico de Euler para obter a solução das equações de movimento de projéteis.

Foi estudada a modelagem matemática do problema envolvendo as equações de movimento sem considerar efeitos de resistência do ar e do vento. Resultados obtidos a partir das simulações para parâmetros físicos como: alcance, tempo de voo e altura máxima, foram comparados com as soluções analíticas e com um caso relatado na literatura, mostrando-se bastante próximos.

Download

Clique no botão abaixo para baixar esse TCC.

Baixar esse TCC
Tamanho do documento: 56,7 MB

Créditos

Esta sugestão de postagem para a categoria TCC, foi enviada pelo professor paraibano Sérgio Carvalho. Envie você também uma sugestão de TCC. O tema deve ser sobre Matemática.

Quero enviar um TCC


This post first appeared on Prof. Edigley Alexnadre, please read the originial post: here

Share the post

TCC: Modelagem matemática e solução numérica de lançamento de projéteis

×

Subscribe to Prof. Edigley Alexnadre

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×