Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Um Guia Brasileiro Para O Futebol Australiano

Sempre que tenho uma conversa com um brasileiro sobre esportes, fica claro que a maioria das pessoas acha que o maior esporte na Austrália é Rugby. Muitos nem estão conscientes de que existem dois tipos diferentes de Rugby, e muito menos um outro esporte que é ainda maior em todo o país.


Embora ambas as formas de Rugby sejam definitivamente grandes na Austrália, o maior esporte no país é Futebol Australiano.

Futebol Australiano explicado


Como quase todos os outros países que já estive, a maioria das pessoas aqui no Brasil nem sequer tinha ouvido falar de "Aussie Rules" (regras australianas) como um esporte, muito menos visto um jogo. Muitos querem saber se ele é mais parecido com o futebol, Rugby ou futebol americano. Na realidade, enquanto os elementos são semelhantes entre todos os três, também é bastante único.


Com a final da Liga de Futebol Australiano (Australian Football League ou AFL) deste sábado, eu achei que era um bom momento para que os brasileiros conhecessem algumas noções básicas do grande jogo australiano.


As Regras do Futebol Australiano

Futebol australiano é jogado entre duas equipes de 18 jogadores em campo e quatro jogadores para substituição. O campo é uma forma oval e aproximadamente duas vezes o tamanho geral de um campo de futebol ou de rugby. A Bola é muito semelhante a uma bola de rugby ou de futebol americano.


A partida é jogada por 4 quartos de tempo de 20 minutos cada.

O estádio MCG (Melbourne Cricket Ground)


Os jogadores passam a bola para outros jogadores chutando-a ou por "handball". O handball é quando um jogador segura a bola com uma mão e dá um soco em seu outro lado para que a bola seja passada para um jogador perto. O handball é geralmente usado para passar a bola para um companheiro de equipe próximo ou quando o jogador está sob pressão de defensores.


Defensores estão autorizados a atacar o jogador com a bola, agarrando-o pela camisa ou pelo tronco. Se o jogador não é capaz de passar a bola por chute ou por passe de mão (handball) enquanto ele está sendo agarrado, o defensor é premiado com um chute livre (free kick).


Os jogadores estão autorizados a correr com a bola, mas devem tocar a bola no chão pelo menos a cada 15 metros que eles correm. A maioria dos jogadores consegue isto quicando a bola enquanto correm.


Se você chute a bola para um companheiro que pega a bola sem ninguém tocá-la (ou bater no chão), é conhecido como um "mark" e o jogador ganha um chute livre e não pode ser agarrado, se ficar parado. Se o jogador começa a correr, no entanto, eles podem então agarrá-lo.


Futebol australiano é um esporte de contato e os jogadores não podem ser expulsos do campo por jogo duro. Os jogadores precisam ser fortes, porque é um jogo de contato, e também precisam ser rápidos. Não é incomum para um jogador correr 25 quilômetros em uma partida.


Pontuação

Em cada extremidade do campo estão quatro postes verticais. Os dois postes centrais são mais altos do que os postes de cada lado. O objetivo do futebol é marcar um "gol", que é quando você chuta a bola entre os dois grandes postes centrais. A bola deve vir do pé e não deve ser tocada por qualquer outra pessoa antes de ir para o gol. Cada gol vale 6 pontos.


Se a bola cruza a linha sem ser chutada, tocada por uma mão ou se for chutada entre um dos postes mais altos e um dos postes menores ao lado, isso é conhecido como um "behind" e vale apenas 1 ponto. Da mesma forma, se a bola toca o poste de gol, isso também vale apenas 1 ponto.


Australian Football League (AFL)

O AFL era originalmente um campeonato de futebol estadual conhecido como a Liga de Futebol de Victoria (Victorian Football League). Desde os anos 1980, o campeonato se expandiu de 12 para 18 equipes, no entanto, 9 das 18 equipes ainda se baseiam na capital do Estado de Victoria, em Melbourne.


Futebol australiano está atualmente sendo jogado em dezenas de países em todo o mundo, e o AFL agora tem jogadores da Irlanda, do Canadá, da Nova Zelândia e dos EUA, embora a maioria dos jogadores ainda sejam australianos. Há pelo menos um jogador australiano na liga que tem origem brasileira, Heritier Lumumba.


A final (AFL Grand Final - AFL Grande Final)

A final  vai acontecer neste sábado, primeiro de outubro na estádio MCG em Melbourne, com 100 mil espectadores. Quase todos os outros australianos vão assistir pela televisão.


Principais jogadas da semi final de Sydney Swans

As duas equipes são os Sydney Swans (Cisnes) e os Western Bulldogs (Buldogues). Os Swans têm sido um dos melhores times na liga pelos últimos 12 anos e têm o jogador mais famoso, Lance “Buddy” Franklin. Os Swans ganharam o campeonato em 2012 e jogaram a final em 2014. Os Bulldogs não têm o mesmo sucesso. A equipe fica nos bairros no oeste de Melbourne, não ganhou um campeonato desde 1954, e a última vez na final foi  em 1961.

Principais jogadas da semi final de Western Bulldogs

Pode ser difícil encontrar um lugar para assistir ao futebol australiano aqui no Brasil, mas se você tiver uma chance, você deve tentar encontrar um bar que pode estar mostrando o jogo. Infelizmente, a grande final será em torno de 04:00 da manhã no horário brasileiro.


No entanto, se você estiver em Porto Alegre, pode se juntar a mim e a outros australianos no Hooroo House para assistir a uma reprise do jogo no sábado à tarde. A partida vai começar às 12:30 da tarde. Fazer uma reserva.

Te vejo lá!


This post first appeared on Aussie Gaucho, please read the originial post: here

Share the post

Um Guia Brasileiro Para O Futebol Australiano

×

Subscribe to Aussie Gaucho

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×