Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

* Roteiro Centro Histórico São Paulo a pé !!!

Catedral da Sé

Percepção da paisagem urbanado centro de São Paulo – 14 dicas de visita -


O roteiro inicia-se na Praça da Sé, marco zero da cidade de São Paulo, onde está localizada a Catedral da Sé (1) e um  dos maiores templos neo góticos do mundo, um ícone da cidade de São Paulo. Vale à pena observar cada detalhe da sua  arquitetura como a grande cúpula de pedra e o espaço interno que convida à introspecção. Nos horários de missa
é possível apreciar a sonoridade do órgão de 12 mil tubos.


http://www.catedraldase.org.br










Fonte: Google Imagens



Na praça da Sé, também está localizado o Centro Cultural da Caixa (2). Sempre com ótimas e gratuitas exposições, o Centro Cultural da Caixa ou Caixa Cultural é um primoroso centro das artes visuais, cênicas e musicais no coração de São Paulo. Instalado no edifício que seria sede da Caixa Econômica Federal em São Paulo, o espaço abriga cinco galerias para exposições, um museu – que narra toda a história da instituição – e ainda o Grande Salão, onde são realizados espetáculos de dança, teatro, shows, debates, leituras dramáticas e palestras. Aproveite a visita para apreciar os detalhes da arquitetura do edifício. É riquíssima!


Fonte: Google Imagens

E uma caminhada curta leva ao Pateo do Collegio (3). A edificação se destaca em meio aos grandes prédios e construções. A arquitetura preservada, que valoriza uma ampla área livre e plana, já sugere a bagagem histórica que o berço de São Paulo carrega. Sente-se no banco para ver os painéis de azulejos, de estilo português, que relembram as missões de Padre Anchieta. Com quase 450 anos, o Pateo hoje é palco para diversos eventos, desde casamentos até eventos culturais abertos ao público. Internamente, as instalações estão divididas entre a igreja, o Museu Anchieta – que guarda um acervo de arte sacra – e a biblioteca Padre Antônio Vieira, que tem mais de seis mil títulos sobre a história do Brasil e da Companhia de Jesus. Envolva-se pela beleza deste espaço cultural e encerre a visita saboreando um delicioso expresso ou outras gostosuras do Café do Pateo.



Centro Cultural Banco do Brasil

Pertinho, um charmoso prédio neoclássico abriga o Centro Cultural Banco do Brasil (4). O espetáculo começa do lado de fora, ao se avistar a ornamentada construção localizada no coração da cidade. Do lado de dentro, pulsam atividades e manifestações de todas as formas de arte: da literatura à música, das artes plásticas à dança. São cinco andares de pura beleza arquitetônica – repare nos detalhes da construção como o piso e a clarabóia – e artística, com atrações que são puro deleite. Nos arredores do centro cultural, deixe-se encantar pela beleza do centro velho de São Paulo.




Se o passeio for de segunda a sexta, vale enfrentar a fila para subir no Mirante do Prédio do Banespa (5). Lá se tem uma boa vista do mar de prédios da cidade.
Prédio do Banespa



Vista do Mirante do Prédio do Banespa



 Edifício Martinelli




Em frente está o Ediício Martinelli (6), onde há outro belo terraço, com mirante e o clássico Café Martinelli, todo decorado com móveis dos anos 20.




Mercado Munici


O Mercado Municipal (7) é a profusão dos sentidos. Cores, aromas, sons, texturas e sabores se misturam com perfeição, ambientados em uma belíssima construção da primeira metade do século XX. Caminhe sem pressa pelos corredores e aprecie tudo o que o Mercadão oferece: o multicolorido das frutas, pimentas e petiscos. As bancas de condimentos são uma atração para o olfato. Preste atenção ao som: entre o burburinho de vários idiomas, os comerciantes oferecem seus produtos.  Aproveite para tocar, cheirar e até mesmo experimentar os novos sabores. E tem ainda os famosos sanduíches de mortadela e pastéis de bacalhau muito saborosos.







Mosteiro de São Bento: A jóia Beneditina do Centro de São Paulo
Fonte: http://www.mosteiro.org.br/
Já o Mosteiro de São Bento (8) é um dos mais antigos sítios da cidade, fundado em 1598, o Mosteiro de São Bento apresenta o melhor estilo da arquitetura neo-românica e da arte pictórica beuronense (início do século XX), com seu harmonioso carrilhão de sinos e o relógio mais famoso da cidade. As grandes atrações são a missa das 10h com cantos gregorianos acompanhados de um dos órgãos mais prestigiados do mundo e a lojinha que vende a tradicional Medalha de São Bento e deliciosas iguarias feitas pelos monges beneditinos. O local hospedou o Papa Bento XVI em 2007. É um lugar de fé para renovação das energias.

Viaduto do Chá
Agora, passaremos por cima do famoso Viaduto do Chá (9). Localizado do Vale do Anhangabaú e inaugurado em 1892, foi o primeiro viaduto construído na capital paulista. Nele se tem a sensação de estar no coração pulsante do centro da cidade, em meio ao burburinho e à correria dos passantes. A linda vista que se tem do verde do Vale do Anhangabaú vale a pena. De lá é possível apreciar também construções históricas da cidade, como o prédio do Edifício Matarazzo, sede da prefeitura de São Paulo; o Teatro Municipal, que data de 1911; e o Shopping Light, construído em 1929.



- Panorama 360°  do Viaduto do Chá: http://www.visitesaopaulo.com/tour/vdocha02.html




Vale do Anhangabaú
Visão panorâmica da Praça do Correio, no Vale do Anhangabaú
Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Anhangaba%C3%BA
Conhecer o Vale do Anhangabaú (10) é entender um pouco São Paulo, já que ali há um pouco da história e da mistura de tudo que a cidade oferece a quem vem visitá-la. Pessoas, dos mais diversos estilos, passam por ali diariamente. Em seu enorme espaço, há jardins e chafarizes e é possível avistar pontos que são considerados cartões-postais da capital paulista, como o Edifício Martinelli, o Theatro Municipal, o Viaduto do Chá e o Edifício Matarazzo. Além de boas fotos, pare por uns instantes para entender um pouco da dinâmica desta grande metrópole.
                                                                           

Theatro Municipal
Iremos então ao Theatro Municipal (11). É a tradução do luxo e glamour da São Paulo do início do século XX. O prédio imponente - idealizado nos moldes dos melhores teatros do mundo - abraça o visitante, que se encanta desde a magnífica escadaria até os detalhes da sala de espetáculos. Assista a um espetáculo ou faça uma visita monitorada. Será formidável!


Theatro Municipal

Theatro Municipal













Faculdade de Direito da USP




A volta pode ser pelo Largo do São Francisco (12). Onde está instalada a Faculdade de Direito da USP que opera em uma belíssima propriedade.

Igreja de São Francisco de Assis



A região ostenta outras construções religiosas que são verdadeiras obras de arte. A Igreja de São Francisco de Assis (13) é uma delas. Construída em estilo colonial, tem seu interior repleto de afrescos e valiosas imagens de santos de beleza indescritível, vindas da Europa.







Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Com paredes de taipa originais e altar em madeira do século XVIII, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo (14)  é outra parada obrigatória. Para ver e não esquecer!















Acompanhe o roteiro no mapa:


Visualizar Roteiro Centro Histórico São Paulo em um mapa






Análise do Roteiro através dos cinco sentidos

          Os habitantes das grandes metrópoles circulam pelas ruas sem enxergar os detalhes e peculiaridades que elas oferecem. Uma cidade da magnitude de São Paulo possui maravilhas arquitetônicas, arte e até mesmo horizontes magníficos, como o topo do edifício do Bovespa e do Edifício Martinelli. 

        Em São Paulo encontram-se inúmeras atrações que remetem ao tato. Em suas inúmeras feiras livres - de frutas, antiguidades e artesanato - onde é possível tocar e experimentar de tudo, como fazem os visitantes no Mercado Municipal.

          A audição é o sentido que nos faz perceber os sons e permite-nos interpretar, sentir a atmosfera do ambiente. Experimente aguçar esse sentido em São Paulo para melhor apreciar o badalar dos sinos da Catedral da Sé, os carrilhões e o canto gregoriano no Mosteiro de São Bento. A capital paulista mesmo mergulhada no ruído do trânsito, oferece sinfonias escondidas em espaços culturais diversos, capazes de elevar o astral dos visitantes.

          Exercitar o paladar é mais do que praticar o ato de comer. É sentir o gosto, o tempero do alimento. É notar sua textura e como ele se adapta à boca e se permitir lembrar momentos associados a um determinado sabor. É saborear história e cultura. Representada por 56 tipos de culinária, São Paulo possui uma grande diversidade de estilos gastronômicos, do restaurante sofisticado à padaria da esquina. Para experimentar sabores diversos não há melhor lugar que o Mercado Municipal. 

        O cheiro remete a sentimentos e lembranças. Parar alguns minutos para fazer uma análise da percepção dos odores pode se transformar em  uma experiência agradável, principalmente para quem está constantemente submetido às exalações da poluição urbana.      

         O olfato pode identificar e apreciar o cheirinho de pão saindo do forno nas padarias ou, entrando no Mosteiro de São Bento, degustar o cheiro de mirra e, com um pouco de sorte, desfrutar do aroma dos quitutes feitos pelos monges.


REFERÊNCIAS:

         Turismo no Centro: Plano de desenvolvimento turístico do centro da cidade de São Paulo. Vários colaboradores. 1ª Ed. São Paulo: São Paulo Turismo, 2008. 



Sites: www.anistiamultply.com
            www.canalsp.com
            www.google.com.br
            www.guiaemsaopaulo.com.br
            www.mapadassensascoes.com.br
            www.paronamio.com
            www.portalsaofrancisco.com.br
            www.pt.wikipedia.org
            www.saopaulo.com.br
            www.spshow.com
            www.skyscrapercity.com



This post first appeared on DICAS De TURISMO No BRASIL Para Sua VIAGEM, please read the originial post: here

Share the post

* Roteiro Centro Histórico São Paulo a pé !!!

×

Subscribe to Dicas De Turismo No Brasil Para Sua Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×