Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

7 Coisas que você só encontra na Bahia

Tags: bahia azeite isso

Olá Férias Maníacos! A Bahia possui algumas particularidades muito interessantes, e só quem está com muita “leseira” não terá vontade de descobrir quais são elas! Sete dessas coisas estão aqui nessa lista. Confira!

Salvador (Foto: Creative Commons)

A Bahia é um estado que foi muito importante para o desenvolvimento do Brasil. Foi ela que recebeu os primeiros portugueses, lá no século XVI, tendo inclusive sido a casa da primeira capital do Brasil, Salvador, entre os anos de 1549 e 1763.

De lá para cá, muita coisa se passou, mas o estado ainda segue sendo um dos mais amados dos brasileiros. Terra de pessoas hospitaleiras, alegres e companheiras, quem faz uma visita para a terra do acarajé dificilmente quer sair de lá.

Como não poderia deixar de ser, certas coisas só podem ser encontradas na Bahia. Quem é de lá sente falta quando vai para outro lugar, e quem não é já perceberá de cara Isso que estou falando!

Coisas que só existem na Bahia

Acredite: você não vai conseguir encontrar nada disso fora da Bahia, ou pelo menos não do jeito que explicaremos a seguir! Então, se você for passar férias em Salvador, aproveite essas dicas.

1 – O verdadeiro acarajé

Tudo bem, até dá para encontrar acarajés em outros estados do Brasil, mas nenhum deles é igual ao da Bahia! Esse bolinho de feijão fradinho, cebola, sal e Azeite de dendê é uma verdadeira especialidade do povo baiano.

Não é à toa que em dezembro de 2004, a iguaria foi tombada pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um patrimônio nacional. Então, não tem conversa: acarajé de verdade é só na Bahia!

Ah, tome cuidado quando for comprar o seu: na hora de escolher entre frio ou quente, não é sobre a temperatura do bolinho, e sim a quantidade de pimenta que vai nele. Se escolher quente e não estiver acostumado, já pode preparar o copo de água!

2 – Carnaval fora de época

O Carnaval que todo mundo comemora no começo do ano já é diferente na Bahia e dura seis dias, ou seja, quase uma semana de folia. Quem quiser comemorar fora de época também pode visitar a Bahia para curtir os trios elétricos!

Até dá para encontrar outras micaretas por aí, que são os carnavais fora de época, mas essa foi uma invenção do povo baiano, que gosta tanto da festa que quis fazer com que ela durasse por ainda mais tempo.

Por isso, seja em março ou em setembro, se você quer aproveitar um Carnaval de verdade, vá até a Bahia e não se arrependa!

3 – Azeite doce

Essa substância é utilizada em todas as outras regiões do Brasil e por todo o mundo, mas dificilmente algum desses lugares a chama assim. O azeite doce nada mais é do que o azeite de oliva que todos estão acostumados. O nome foi dado por causa do azeite de dendê, que é muito comum na culinária baiana. Então, para diferenciar, passaram a chamar o outro azeite de doce, já que tem um sabor mais suave.

Por isso, se você estiver em um restaurante, não tenha dúvidas: se você pedir um azeite doce, ninguém irá trazer um açucareiro para você colocar na sua comida.

4 – Estado com 8 divisas

Todos os estados do Brasil e de qualquer outro país fazem divisa com outros, o que é normal. Porém, na Bahia, são nada menos do que oito divisas!

O estado baiano faz limite com os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Recife. Esse é mais um detalhe interessante que você não encontra em nenhum outro lugar do país, só na Bahia.

5 – Água de comer

Nós não estamos falando sobre o gelo, que poderia ser um tipo de água de comer. E então, o que será isso?

Simples: bebida alcoólica. Se você vai beber uma cerveja, cachaça, vinho, tequila ou qualquer outra bebida que contenha álcool, você não precisa falar que vai sair para beber: é só dizer que vai comer água.

Se você disser isso em qualquer outro lugar do país, podem te taxar de maluco ou dizer que você está bêbado, mas todo mundo vai entender do que se trata na Bahia.

6 – Pão Delícia

Assim como o pão de queijo está para os mineiros, o pão delícia está para os baianos. Pode ser que você não conheça esse quitute, mas com certeza ele merece o nome que tem.

Esse é um pãozinho leve, com massa bem fofa, polvilhado de queijo parmesão e tradicionalmente recheado de catupiry, embora também possa ter outros recheios. Ele pode aparecer tanto em padarias quanto em casamentos, de tão querido que é pelos baianos.

7 – Axé tradicional

O ritmo foi criado na Bahia, lá na década de 1980, e é a mistura de vários outros ritmos, como ijexá, frevo, samba-reggae, forró, pop rock e candomblé. Sem dúvidas, essa é a trilha sonora da Bahia.

O termo axé vem do candomblé e significa energia positiva, que é justamente o que nós sentimos ao ouvir esse ritmo tão frenético e divertido.


Sorria e Conheça a Bahia!

Pode até ser que algumas das coisas dessa lista existam também em outros lugares, mas com certeza elas não possuem a energia e a vibração contagiante dos baianos.

E aí, você ainda não visitou a Bahia? Ôxe, não perca mais tempo e conheça essa terra maravilhosa, que vai te deixar encantado e completamente apaixonado!

Post enviado pela Carolina Peres da Guarajuba Imóveis.


Redes:

 Facebook: @feriaspraontemm
 Instagram: @ferias_praontem
 Dubbi: Karen Peressuti
 Linkedin: Férias pra Ontem
 Mochila Brasil: Karen Peressuti
 Pinterest: Férias pra Ontem
 YouTube: Férias Pra Ontem


FAÇA SUA RESERVA ATRAVÉS DOS SERVIÇOS PARCEIROS DO BLOG!
Assim você nos ajuda a criar um conteúdo cada vez melhor,
pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS
POR ISSO e continua acessando o blog gratuitamente! 


Reserve o seu hotel com o Booking
Alugue um carro com a Rentcars.com
Reserve seus passeios com a TourOn
Tenha um seguro viagem com a Segurospromo
Reserve a sua passagem aérea com a eDestinos
Entre em contato com a agencia de viagens CiaTour


This post first appeared on Férias Pra Ontem, please read the originial post: here

Share the post

7 Coisas que você só encontra na Bahia

×

Subscribe to Férias Pra Ontem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×