Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mochileiro: ser ou não ser?

Olá minha gente! Hoje o post é sobre o termo Mochileiro. A Wikipedia define assim:

“O Mochileiro é um viajante independente, que organiza suas Viagens por conta própria, dando ênfase ao conhecimento, aventura e diversão. Geralmente, utiliza meios de hospedagens mais econômicos e costuma fazer viagens mais longas.”

Imagem: Reprodução / Férias pra Ontem

E então?

Como tudo nessa vida, as coisas precisam de uma definição. Sem uma definição até a escrita poderia não existir. Então após ao grande movimento de pessoas que gostam de viajar livres, independentes, com economia, as vezes com pouco conforto, viagens longas e até mesmo sozinhas ocorreu a definição de ser um MOCHILEIRO.
Até aí tudo bem, o problema está na obrigatoriedade de se encaixar nos rótulos.
Outro dia recebi um feedback falando que o meu post sobre Orlando não se encaixava nos moldes de mochileiros e eu junto com vocês gostaria de entender melhor de acordo com a descrição da Wikipedia:

O Mochileiro é um viajante independente, que organiza suas viagens por conta própria, dando ênfase ao conhecimento, aventura e diversão. Geralmente, utiliza meios de hospedagens mais econômicos e costuma fazer viagens mais longas.
Mochilagem é a denominação usada para descrever formas de viajar de forma independente e econômica.
Mochileiro é aquele que pratica a mochilagem. O termo não deve ser confundido com sacoleiro, pessoa que faz viagens com a finalidade única de comprar mercadorias, das mais diversas espécies, para posterior revenda.
Bem diferente disso, a Associação dos Mochileiros e Aventureiros do Brasil estabelece o mochileiro como um grupo de viajantes alternativos de todas as idades, nacionalidades e classe sociais possíveis, que amam sair de suas casas, atravessar fronteiras de estados ou mesmo de países, conhecer locais e pessoas de culturas diferentes, através de uma forma totalmente aventureira e enriquecedora.
Esses viajantes querem ter independência para escolher quais os atrativos a serem visitados, o tempo de permanência em cada local, os meios de locomoção a serem utilizados, os locais de hospedagem e o percurso a ser seguido. Não estão preocupados com luxo e conforto, mas sim com segurança, higiene e praticidade. Seus recursos financeiros privilegiam reduzidas despesas em hospedagem, transporte e alimentação, em benefício de atividades que lhes proporcionem prazer ou prolongamento do período de viagem.

Então de acordo com texto, o post de Orlando se encaixa ou não?

  • Minhã irmã fez o roteiro toda sozinha;
  • Procurou, fuçou, baixou mapas, pesquisou preços…;
  • Pesquisou casas (não hotel) e encontrou uma com o melhor custo beneficio;
  • Alugaram apenas um carro, um carro maior tipo van, para ficar mais barato e caber todo mundo;
  • Compraram comida no mercado e comeram em casa o máximo que puderam. Nos parques comiam os sanduíches que eles mesmos tinham feito;
  • Ficaram lá por mais ou menos uns 15 dias, mais que isso não dava porque as pessoas precisam trabalhar e estudar;

Isso se parece muito com alguém mochileiro certo?! Mas não foi o feedback que recebi. E sabe por que? Apenas porque o destino era Orlando: Disney, Princesas, Universal Studios, Harry Potter, Simpsons, Bush Gardens, Sea World, comprinhas baratas…
E também num desses feedbacks me pareceu que um blog de viagens não encaixa um relato sobre um resort em Punta Cana.

É por isso que estou fazendo esse desabafo. Existem viagens que são Mochilões e outras que não são. Tem gente que gosta de sempre viajar no estilo mochileiro e tem gente que gosta de variar. Tem gente que gosta de luxo e nunca vai ser um mochileiro. Tem viagens que “exigem” você fazer um mochilão e outras você pode se dar o prazer de um conforto maior. Existe lugar para todos, existe conteúdo para todos, mas anda me parecendo que se você não é mochileiro, você não é bom o bastante, muito menos para ser uma blogueira assim como eu.

Sendo sincera, como sempre, eu gosto de privacidade nas minhas viagens, gosto de conforto (não to falando de luxo) e gosto de ter um banheiro “particular”. Entendo que hostels tem como um dos objetivos aproximar pessoas de culturas diferentes, posso fazer um amigo para a vida toda e tal, mas essa pessoa não precisa dormir no mesmo quarto que eu e nem usar o mesmo banheiro.

Peço desculpas pela sinceridade novamente, mas se você lia esse blog achando que a blogueira era uma mochileira, você está enganado!

  • Eu tenho viagens de mochileira, como o post de San Andrés, mas tenho posts que não se enquadram,
  • Eu também gosto tanto de ficar em casa quanto de viajar;
  • Não quero me privar de alguns prazeres da vida (tipo TV a cabo, HBO, Netflix, comer fora ao invés de levar marmita) para viajar mais vezes ao ano;
  • Além de juntar dinheiro para viajar também quero juntar dinheiro para quitar minha casa;

Acho que eu entendo muito melhor agora e espero que vocês também, que esse blog é para pessoas normais, gente como a gente, pessoas que trabalham, que estudam, que tem apenas 30 dias de férias no ano, que não querem largar tudo e viver tipo nômade.

Para finalizar, quero frisar que cada pessoa é uma, cada momento da vida é diferente do outro e cada viagem pode também ser completamente diferente da anterior. Apenas viva do jeito que achar melhor e não julgue quem gosta dos destinos mais comuns, dos pontos turísticos mais visitados e dos blogs e das pessoas normais.

Observação:

  • Se você não concorda com nada que eu disse aqui, que bom! Imagine que chato o mundo se todos fossem iguais.
  • Se você é uma pessoa que tem os gostos que eu não tenho e citei no texto a cima, saiba que em nenhum momento eu quis ofender ninguém, apenas falei do que gosto e não gosto.

É isso por hoje! Ufa! Estou aliviada! Precisava me expressar. Obrigada por ler e me seguir até aqui e espero que mesmo após esse post você continue me acompanhando.

Comenta aí o que você acha sobre isso! Beijos.

Redes:

 Facebook: @feriaspraontemm
 Instagram: @ferias_praontem
 Instagram: @karenperessuti
 Dubbi: Karen Peressuti
 Linkedin: Férias pra Ontem
 Bloglovin’: Férias pra Ontem
 Blogs Brasil: Férias pra Ontem
 Mochila Brasil: Karen Peressuti
 Pinterest: Férias pra Ontem




This post first appeared on Férias Pra Ontem, please read the originial post: here

Share the post

Mochileiro: ser ou não ser?

×

Subscribe to Férias Pra Ontem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×