Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sobre Tatuagens...

 
Do colorir o Corpo a... ‘digitaliza-lo’
 
 
 

 
Dentro do espírito das férias, resolvi fazer uma tatuagem... Mas uma  removível, pois das definitivas ainda não encontrei 'aquela' que me convencesse ‘até à eternidade’... :)
E, como vocês sabem, gostando eu de ‘investigar’ a origem das coisas, lembrei-me de conhecer a História desta pintura corporal mais a fundo.
Parece então que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a própria humanidade.
O registo mais antigo foi encontrado no chamado ‘Homem do Gelo’, uma múmia
com uns 5300 anos, descoberta nos Alpes em 1991.
No Egito encontraram-se múmias femininas, datadas de 2000 anos a.C., com tatuagens na zona abdominal, provavelmente ligadas a cultos de fertilidade.
Mas esta prática estendeu-se por todos os continentes, embora com diferentes finalidades: ornamentação, camuflagem, rituais religiosos, marcação de escravos e prisioneiros, como identificação de grupos sociais, etc.
No Ocidente, acabou por cair em desuso com o cristianismo, que a proibiu.
Voltou com James Cook, que, na sua sua expedição à Polinésia, relatou a tradição deste povo, homens e mulheres, de pintarem o seu corpo, injetando pigmento preto, ao qual chamavam ‘tatau’ :)
Também Charles Darwin, cem anos depois, chegaria à conclusão, nos seus estudos, que todos os povos da Terra tinham conhecido a tradição das tatuagens.
Com a invenção da máquina de tatuar, esta pintura espalhou-se em maior escala, tornando-se até moda para alguns.
Se já tinham sido um culto, para muitas mulheres, em sociedades da Antiguidade, no século XX  não eram bem vistas no sexo feminino. Quem as fizesse era olhada como uma ‘atracção circense’, literalmente, e colocada até em exposição ao publico.
Horrível, mas verdade!
Por longos anos foram um símbolo de desvio e de rebeldia, até que as Pin-ups lhes deram outro significado: rebeldes sim, mas também feministas e donas do seu próprio corpo!
Uma das mulheres que mais 'marcou', em todos os sentidos :), a História da Tatugem foi Maud Stevens.
Ela nasceu  nos Estados Unidos em 1877 e começou por trabalhar em Circos como contorcionista e trapezista.
Com quase trinta anos conheceu Gus Wagner, um tatuador que se descrevia como 'o homem artisticamente mais marcado da América'. Tinha na altura 264 tatuagens.
Apaixonaram-se, casaram-se, e tiveram uma filha: Lovetta.
O casal, usando a técnica artesanal ponto por ponto, percorreu o país como tatuadores, mas também como atracções de espectáculos burlescos, em feiras e casas de jogo.
Maud, que também se tatuava a si própria, tinha o corpo coberto de desenhos patrióticos, e outros típicos da época, como borboletas, cavalos, leões, mulheres, árvores, e até o seu nome no braço esquerdo.
Interessante é que Maud, apesar de cobaia do marido, nunca permitiu que este tatuasse a filha, e quando este morreu, Lovetta decidiu que se não tinha sido tatuada pelo pai não o seria por mais ninguém!
Mas também se tornou tatuadora.
 
Imagem da Internet

Hoje em dia a tatuagem pode ser um simples desenho ou ter dezenas de cores, cobrir o corpo de preto, ser 3D ou até mesmo só brilhar no escuro.
Mas o seu futuro vai mais longe: várias empresas estão a criar aplicativos para tatuagens digitais. Trata-se de um dispositivo eletrónico, ultrafino, que adere à pele ou é inserido debaixo dela.
As suas possibilidades são muitas e variadas, nomeadamente no campo da saúde, possibilitando o acompanhamento do estado de saúde de um doente em tempo real, e até de permitir a conexão com dispositivos eletrónicos apenas com uma ordem do cérebro.
Um dia, talvez mais cedo do que pensa, a sua máquina de café começa a trabalhar assim que você acorda, e o seu telemóvel vai ficar no 'silêncio' pois detetou que você está concentrado... Ou a fazer algo mais interessante e não quer ser incomodado! ;)
 
 
Imagem da Internet
  
 
 



This post first appeared on COISAS QUE A CAROLINA ESCREVE, please read the originial post: here

Share the post

Sobre Tatuagens...

×

Subscribe to Coisas Que A Carolina Escreve

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×