Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Buraco de minhoca no Universo

O termo Buraco de Minhoca (wormhole em inglês) foi criado pelo físico teórico estadunidense John Archibald Wheeler em 1957. Todavia, a ideia dos buracos de minhoca já havia sido proposta em 1921 pelo matemático alemão Hermann Weyl em conexão com sua análise da massa em termos da energia do campo eletromagnético.



Buraco de minhoca

O nome "buraco de minhoca" vem de uma analogia usada para explicar o fenômeno. Da mesma forma que um minhoca que perambula pela casca de uma maçã poderia pegar um atalho para o lado oposto da casca da fruta abrindo caminho através do miolo, em vez de mover-se por toda a superfície até lá, um viajante que passasse por um buraco de minhoca pegaria um atalho para o lado oposto do universo através de um túnel topologicamente incomum.

Como é um buraco de minhoca

Mesmo se alguém encontrasse um buraco de minhoca e viajasse através dele, os cientistas não têm certeza sobre como isso afetaria o indivíduo. Alguns acreditam que um buraco de minhoca não se manteria estável por tempo suficiente para permitir a travessia. E existem teorias que sugerem que mesmo que ele permaneça estável, o viajante seria alterado de formas indeterminadas e poderia experimentar danos ao coração ou cérebro, e possivelmente até a morte.
Buraco de minhoca Universo

Buraco de minhoca, base teórica

Sabe-se que buracos de minhoca (lorentzianos) não são excluídos do arcabouço da Relatividade Geral, mas a plausabilidade física destas soluções é incerta. Também não se sabe se uma teoria de gravitação quântica, que juntasse a relatividade geral com a mecânica quântica, ainda permitiria a existência deles. A maioria das soluções conhecidas da relatividade geral que permitiriam buracos de minhoca transponíveis exigem a existência de matéria exótica, uma substância teórica que possui densidade de energia negativa. Todavia, não foi matematicamente provado que isto é um requisito absoluto para buracos de minhoca transponíveis, nem foi estabelecido que a matéria exótica não possa existir.



Fonte de pesquisa: Wikipédia


This post first appeared on FATOS E NOTÍCIAS NO UNIVERSO, please read the originial post: here

Share the post

Buraco de minhoca no Universo

×

Subscribe to Fatos E NotÍcias No Universo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×