Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Grupo de 184 cubanos retidos deixa Costa Rica com destino aos EUA

Um grupo de 184 cubanos, dos milhares retidos na Costa Rica desde novembro, reiniciou, esta quinta-feira, a sua rota migratória rumo aos Estados Unidos.




Este foi o segundo grupo de migrantes Cubanos a sair da Costa Rica, depois de 180 pessoas terem sido transferiadas a 12 de janeiro ao abrigo de um plano considerado piloto pelas autoridades.


O avião partiu na quinta-feira às 22:30 (04:30 em Lisboa) do aeroporto Daniel Oduber da cidade de Liberia, na província de Guanacaste, com destino a El Salvador, onde os migrantes vão subir a bordo de autocarros que os levarão até à fronteira entre a Guatemala e o México.
Uma vez no México, os cubanos devem seguir pelos seus próprios meios até Aos Estados Unidos, onde esperam receber os benefícios em termos de migração e cidadania previstos pela lei.
Dos 184 cubanos, 118 são adultos, incluindo uma grávida, e 66 menores, entre os quais quatro bebés, segundo o Governo Costa-riquenho.
A crise migratória dos cubanos na Costa Rica começou a 15 de novembro, quando a Nicarágua fechou a sua fronteira aos cubanos, citando riscos para a segurança e soberania do país.
Desde então, a Costa Rica concedeu 7.802 vistos temporários para os cubanos para que permanecessem legalmente no país, mas a 18 de dezembro suspendeu a sua atribuição, considerando que tinha esgotado a sua capacidade para lhes oferecer ajuda humanitária em abrigos.

nm


This post first appeared on DragTeam, please read the originial post: here

Share the post

Grupo de 184 cubanos retidos deixa Costa Rica com destino aos EUA

×

Subscribe to Dragteam

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×