Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tema do dia...

Tratado de Lisboa nasceu hoje às 00h45, Público de 19-10-2007

Os líderes da União Europeia (UE) acordaram ontem à noite os termos do novo Tratado substituto da Constituição Europeia, depois de terem encontrado uma solução para os problemas mais bicudos levantados pela Itália e Polónia.
A decisão culmina um processo iniciado em Junho, quando os Vinte e Sete definiram os termos exactos do novo texto, mandatando a actual presidência portuguesa da UE para o traduzir juridicamente num Novo Tratado. Com estas balizas bem definidas, o processo de redacção do texto decorreu a uma velocidade inédita, deixando para a cimeira de Lisboa os problemas de natureza política de maior dificuldade.

Discussão noite dentro para mudar a Europa, Diário Económico de 19-10-2007

As delegações de Itália e de Espanha chegaram ontem à entrada da cimeira de líderes europeus em Lisboa com 'trajes de guerra' para defenderem o seu número de euro-deputados, dispostos a dificultar o objectivo da presidência portuguesa de arrancar um Tratado Reformador a todo o custo. A Polónia, que vinha amolecendo a sua posição de força, voltou à retórica habitual assim que lhe foi dada a palavra, exigindo mais poder nas minorias de bloqueio.

Quase Tratado, Diário Notícias de 19-10-2007

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia chegaram esta madrugada a acordo quanto ao texto final do novo Tratado europeu, anunciou oficialmente fonte da presidência portuguesa dos 27.
Após um dia inteiro de negociações no Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações, em Lisboa, os dirigentes celebraram com champanhe o novo documento que irá substituir a fracassada Constituição Europeia, rejeitada por referendo em França e na Holanda em 2005.
A decisão hoje alcançada vem culminar um processo iniciado em Junho pelos 27 e é já considerado um dos acordos mais rapidamente aprovados na história dos Tratados da construção europeia.

Portugal convence Itália a fechar tratado de Lisboa, Jornal Notícias de 19-10-2007

Lisboa vai ficar para a história da União Europeia. Sob a presidência portuguesa, os chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da União chegaram a acordo sobre o Tratado Reformador, o documento que vai substituir a fracassada Constituição Europeia rejeitada em referendos por franceses e holandeses, em 2005, facto que mergulhou a UE numa das suas piores crises políticas e institucionais.


This post first appeared on Sal De Portugal, please read the originial post: here

Share the post

Tema do dia...

×

Subscribe to Sal De Portugal

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×