Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Olhando na direção contrária.

A maioria das pessoas que conheço não se sentem nada confortáveis diante da possibilidade de se sentarem de costas para o motorista do ônibus. Pois é, aqui em Curitiba é bem comum os ônibus apresentarem alguns acentos, digamos, ao contrário da direção do veículo.
Muitas pessoas chegam a passar mal nessa posição, e, há até mesmo algumas explicações biológicas para tal fato, mas, deixemos pra lá.
Sinceramente, não tenho problemas com isso, e, quando encontro um assento “contrário”, obviamente livre, o que é bastante raro (risos), não penso duas vezes e aproveito para dar uma relaxada.
Enquanto as demais pessoas estão olhando para Frente, naturalmente esperando alcançarem uma quadra nova à frente, o seu ponto de decida, ruas e caminhos que anseiam, na contramão, vou observando pela janela, paisagens já ultrapassadas apenas. Dessa forma, vejo então o passado e não o futuro como vêem os demais passageiros direcionados para frente do veículo.
Realmente, somos impulsionados a olharmos para frente, na direção do futuro, aonde chegaremos, os lugares que alcançaremos, as paisagens que ainda veremos, os lugares lá na frente, os quais ansiamos finalmente Chegar.
Esse é o movimento natural da vida, do dia-a-dia agitado, das pessoas que querem urgentemente chegar ao seu “destino”. Quando a porta do ônibus vazio é aberta, muitas delas procuram sentar nos lugares mais à frente possíveis, talvez, com a esperança de chegarem mais rapidamente; o fundo do ônibus talvez represente mais demora na hora de chegar a algum lugar que se espera.
Ora, sentar de costas para o motorista, na direção contrária ao movimento do ônibus, de fato, nos faz olhar para o que passou...
Todos os dias você procura andar para frente, afinal, não é caranguejo; você está sempre olhando, imaginando, almejando conquistar algo lá na frente, alcançar uma posição melhor no seu trabalho, vislumbrar uma casa própria, um carro melhor, uma graduação, uma especialização à qual você tem sonhado. Esse afã de chegar lá na frente é o que nos move, conquistar, conseguir, alcançar, passar, ultrapassar, a vida caminha assim, pra frente, e, quase não temos tempo de observar e curtir o presente, afinal, o ônibus corre cada vez mais veloz.
Penso que, não há problema algum em nos sentarmos de costas para o motorista de vez em quando, ou seja, ao invés de olharmos pra onde queremos e esperamos chegar, observarmos da janela as ruas, as quadras, os caminhos e lugares pelos quais já passamos.
Não quero ser totalmente nostálgico, mas, na busca por chegar lá na frente, não podemos nos esquecer do que passamos pra chegarmos até aqui, nesse ponto.
Precisamos valorizar os caminhos por onde passamos, é verdade que, muitos deles foram tortuosos, sofridos, e lutamos para esquecê-los. Por isso mesmo, é bastante comum que ao olharmos para o passado, este nos cause tamanho mal estar, como andar nos assentos contrários dos ônibus. Talvez você tenha a tendência de olhar para o que passou lamentando o que não conseguiu realizar, ou os erros que cometeu com seus filhos, com sua esposa, porém, não dá pra negar que você também acertou, que você obteve algumas realizações importantes, que trafegou por ruas escuras e perigosas, mas, conseguiu avançar.
Quando encostamos nossa cabeça na janela do ônibus, e, vamos contemplando o passado passar por nós, podemos aprender que alcançamos várias vitórias, fizemos pessoas felizes, choramos, mas também rimos bastante, que caímos, mas também levantamos, enfim, que a despeito de tantas coisas ruins, vivemos bons momentos, vencemos, e, o que é fantástico, ainda podemos vencer, podemos chegar lá onde esperamos, ao menos, podemos tentar.
Portanto, vamos lá, o ônibus segue, olhe pra frente, sente-se na direção em vista donde quer chegar, também, sente-se na direção contrária quando quiser, deixe o futuro chegar ao seu tempo, e, revise o passado, atente para seu progresso; é verdade que o que passou, passou e não volta mais, no entanto, ele pode nos consolar no presente, nos trazer esperança para o futuro, nos trazer lições importantíssimas para nosso seguir em frente.

Abraços!


This post first appeared on Psicólogo, please read the originial post: here

Share the post

Olhando na direção contrária.

×

Subscribe to Psicólogo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×