Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Leitura: Como escrever para a web - Capítulo 2

Capítulo 2: Incorporação do conceito de Usabilidade para aferir a qualidade do texto no ambiente da Web


"A usabilidade é definida como 'a efetividade, eficiência e satisfação com que um grupo de usuários específicos pode realizar um conjunto específico de tarefas num ambiente particular' (International Standards Organization - ISO)".

Usabilidade é uma "palavra que descreve a facilidade de uso".

"O conceito de facilidade de uso de um texto não se refere à complexidade do tema mas à forma como está estruturado".

"Ao ser questionado sobre por que é importante a usabilidade, Jacob Nielsen, conhecido como o 'guru' da usabilidade, responde: 'Na Web, a usabilidade é condição necessária para a sobrevivência. Se um website é difícil de usar, os leitores o abandonam. Se a página inicial falha em mostrar claramente o que uma empresa oferece e o que os usuários podem fazer no website, eles o abandonam. Caso os usuários se percam num website, eles o abandonam. Se a informação do website é difícil de ler ou não responde as perguntas-chave dos usuários, eles o abandonam'".

"A usabilidade é uma característica mensurável, quantificável".

"Os resultados obtidos por Nielsen demonstraram que a experiência do usuário num website é afetada pela forma em que se apresentam os textos: os usuários preferem a linguagem objetiva (sem linguagem promocional ou mercadológica), os textos concisos (bem editados, mas curtos), e o design escaneável (neste caso, o uso de listas para romper a uniformidade)".

"Uma conclusão que se pode tirar dos trabalhos de Nielsen é que a forma de estruturar os textos na Internet está determinada mais por razões funcionais do que por simples razões estéticas, literárias ou artísticas".




This post first appeared on Interf@ceando, please read the originial post: here

Share the post

Leitura: Como escrever para a web - Capítulo 2

×

Subscribe to Interf@ceando

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×