Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Banco Central - Boletim FOCUS I

Olá,  amigos (as) leitores (as).
Será lhes apresentado hoje um pequeno resumo sobre as taxas: Selic e  inflação.

Analistas do mercado financeiro esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) eleve a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual em abril deste ano. Atualmente a taxa básica está em 8,75% ao ano e a expectativa é de que suba para 9,25% no próximo mês.


A taxa básica de juros (Selic) é aplicada em curtíssimo prazo entre bancos, também remunera os empréstimos do Governo, através do lançamento de títulos. Não deixando de fora os juros, que são oferecidos das instituições financeiras aos consumidores.


Na reunião marcada para os próximos dias 16 e 17, os analistas consultados pelo BC esperam que a taxa permaneça no atual patamar, mas acreditam que a Selic deve ter nova alta em junho (9,75% ao ano), em julho (10,25% a.a), em setembro (10,75% a.a) e em outubro (11,25% a.a). Para o fim de 2011, a projeção foi alterada de (11,25% a.a) para (11,23% a.a).



Agora, por que o Copom eleva a Selic?


Quando o Copom considera que a economia está em crescimento e que o rumo da inflação também demonstra alta, é decidido então o aumento da taxa básica de juros. O proposito é de tentar desacelerar a economia, contendo desta forma o aumento da inflação.

  • Para este e o próximo ano, a meta da inflação é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na projeção dos analistas, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência para a meta de inflação, deve fechar 2010 em 4,99% e 2011 em 4,50%. O IPCA vem tendo alta à seis semana, distanciando cada vez mais da meta da inflação (4,5%).


A informação consta do boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC) com base em projeções de cem analistas e empresas especializadas para os principais indicadores da economia.


Cabe ao Banco Central perseguir a meta de inflação e para isso usa como instrumento a taxa básica de juros, a Selic. 

 Para o próximo post, falarei um pouco sobre os principais indicadores da economia.


This post first appeared on E3 - O Seu Espaço Econômico, please read the originial post: here

Share the post

Banco Central - Boletim FOCUS I

×

Subscribe to E3 - O Seu Espaço Econômico

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×