Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TSUNAMI OU MAREMOTO

TSUNAMI OU MAREMOTO

Amigos e amigas, sei que tem alguns países que acontecem esses fenômenos naturais e que gostariam que jamais acontecessem nos seus países, mais em algumas regiões do mundo que jamais aconteceram estes fenômenos estão acontecendo com muitas frequências.
Agora vamos olhar a realidade do mundo e vamos entender alguns destes fenômenos destruidores que acontecem no mundo que vivemos.
Um Tsunami pode ser gerado quando os limites de placas tectônicas convergentes ou destrutivas movem-se abruptamente e deslocam verticalmente a água sobrejacente. É muito improvável que esses movimentos podem formar-se em limites divergentes (construtivo) ou conservativos das placas tectônicas. Isso ocorre porque esses limites em geral não perturbam o deslocamento vertical da coluna de água. Sismos relacionados a zona de subducção geram a maioria dos tsunamis.
Tsunamis têm uma pequena amplitude (altura da onda) em alto mar e um comprimento de Onda muito longo (muitas vezes centenas de quilômetros de comprimento), sendo por isso que geralmente passam despercebidos no mar, formando apenas uma ligeira ondulação de normalmente cerca de 300 milímetros (12 polegadas) acima do normal superfície do mar. Eles crescem em altura quando atingem águas mais rasas, em um processo de empolamento da onda descrito abaixo. Um tsunami pode ocorrer em qualquer estado de maré e até mesmo na maré baixa ainda pode inundar áreas costeiras.

Vídeo de Tsunami (Maremto) Japão


A explosão do Krakatoa

A ilha-vulcão de Krakatoa, na Indonésia, explodiu com fúria devastadora em 1883. Várias ondas-tsunami geraram-se a partir da explosão, algumas atingindo os 40 metros acima do nível do mar. Foram observadas ao longo do Oceano Índico e Pacífico, na costa ocidental dos Estados Unidos, América do Sul, e mesmo perto do Canal da Mancha. Nas costas das ilhas de Java e Sumatra, a inundação entrou vários quilômetros adentro, causando inúmeras vítimas, o que influenciou a desistência da população em reabitar a costa, e subsequente êxodo para a selva. Atualmente, esta zona é designada por reserva naturalUjung Kulon. O vulcão se desintegrou totalmente e, desde 1927, no mesmo local do Krakatoa, surgiu o Anak Krakatau (filho de Krakatoa), que cresce cerca de cinco metros por ano, hoje alcançando 800 metros de altura e frequentemente ativo. Suas ondas destruíram toda a vila que havia ali perto bem como o farol que orientava os navegantes, restando apenas sua base. A 50 metros dali, um novo farol foi construído.

Simulação Tsunami Krakatoa 1883


Tsunami do Oceano Índico; 26 de dezembro de 2004


O sismo do Índico de 2004 disparou uma sequência de tsunamis fatais em 26 de dezembro de 2004, com vítimas fatais relatadas em mais de 285000. Após a tragédia, várias organizações de ajuda humanitária e governos de vários países disponibilizaram ajuda. A maior doação particular foi feita pela guru indiana Mata Amritanandamayi, também conhecida como "Amma", a grande mãe.

Tsunami 26 de Dezembro de 2004


O aumento do nível das águas causado pelo tsunami ou maremoto é medido em metros acima do nível do mar. Um grande tsunami pode apresentar uma sequência de várias ondas que chegam durante um período de minutos a horas, sendo que o tempo entre uma onda e outra pode variar significativamente. A primeira onda a chegar à praia pode não trazer um significativo aumento do nível das águas, pois esta perde energia ao encontrar com águas mais rasas. As ondas subsequentes são beneficiadas pelo aumento do nível do mar, podendo alcançar com mais impacto as regiões costeiras.
Cerca de 80% dos tsunamis ocorrem no Oceano Pacífico, mas podem acontecer em qualquer grande massa de água, incluindo lagos. Além dos sismos, os tsunamis podem ser causados por deslizamentos de terra, explosões vulcânicas e impacto de objetos de grandes dimensões, como por exemplo um meteoro.








This post first appeared on DESASTRES NATURAIS NA TERRA, please read the originial post: here

Share the post

TSUNAMI OU MAREMOTO

×

Subscribe to Desastres Naturais Na Terra

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×