Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Plataforma de gelo Larsen na Antártica

A Plataforma de gelo Larsen é na realidade constituída por três plataformas que ocupam ou ocuparam, diferentes reentrâncias ao longo da costa. De norte para sul, estes três segmentos são designados, pelos cientistas que trabalham na região por Larsen A (a menor), Larsen B e Larsen C (a maior). A plataforma Larsen A desintegrou-se em janeiro de 1995. A plataforma Larsen B desintegrou-se em Fevereiro de 2002. A plataforma Larsen C parece ser estável, porém uma rachadura que tem crescido rapidamente ameaça esta estabilidade.
Mais em 10 de Julho de 2017 aconteceu o que era esperado a plataforma de gelo Larsen C, se desprendeu e pode acontecer um degelo, causando aumento de volume dos mares no mundo.

Ocorreu uma das maiores desintegrações da plataforma Larsen C. O fato ocorreu entre a segunda-feira, 10 de julho e quarta-feira, 12 de julho de 2017, quando uma seção de 5.800 quilômetros quadrados se separou após longo tempo de monitoramento. O iceberg, que provavelmente será chamado de A68, pesa mais do que um trilhão de toneladas e tem o dobro do volume do lago Erie, um dos Grandes Lagos entre EUA e Canadá.
Plataforma de gelo Larsen Antártica
Fonte da Imagem: wikimedia commons


Plataforma de gelo


É uma massa de gelo espessa e flutuante, que se forma onde um glaciar ou um manto de gelofluem até a uma linha de costa descarregando na superfície do oceano. As plataformas de gelo encontram-se apenas nas costa da Antártica, Gronelândia e Canadá.
As plataformas de gelo fluem por meio do espalhamento horizontal na superfície do oceano causado pela gravidade. Este fluxo move continuamente gelo desde a linha de costa para a frente marinha da plataforma. O principal mecanismo de perda de massa nas plataformas de gelo é o desprendimento de icebergues, durante o qual um pedaço de gelo solta-se da frente marinha da plataforma. De um modo geral, a frente de uma plataforma avança durante anos ou décadas entre episódios significativos de desprendimento. A acumulação de neve na superfície superior e o derretimento na superfície inferior são também importantes para o balanço de massa de uma plataforma de gelo.
Plataforma de gelo Antártica
Fonte de Pesquisa: Wikipedia


This post first appeared on FENÔMENOS NATURAIS NA TERRA, please read the originial post: here

Share the post

Plataforma de gelo Larsen na Antártica

×

Subscribe to FenÔmenos Naturais Na Terra

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×