Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cena do elevador em Drive

O escorpião no casaco diz muito
sobre a natureza do "driver"
Em 2011, quando foi exibido no festival de Cannes, Drive (idem, 2011), filme do diretor Nicolas Winding Refn, arrebatou a plateia de críticos, a ponto de merecer uma ovação que se estendeu, segundo registro, por 15 minutos (veja aqui uma pequena amostra desse momento). Mas parece que as informações sobre o filme, que só chegaria ao Brasil em meados deste ano, não foram muito bem divulgadas. Drive, de um thriller psicológico com algumas pitadas de ação, transfigurou-se num filme só de ação com carros, o que ludibriou o público mais incauto, gerando situações inusitadas.

Nos EUA, por exemplo, uma moradora de Michigan processou a distribuidora do filme por propaganda enganosa, uma vez que o longa foi vendido como uma espécie de Velozes e Furiosos (The Fast and The Furious, 2011), e acabou frustrando suas expectativas quando finalmente entrou no circuito. Por que Drive levantou tanta controvérsia? Vejamos algumas características antes de chegar à cena do Frames para Sempre de hoje.

Basta revisitar a biografia de Nicolas Winding Refn para constatar sua vocação para fundir um cinema que pode ser considerado mais “sofisticado” com uma estética altamente pop, criando um resultado que, em níveis diferentes, atinge tanto o grande público quanto o cinéfilo mais exigente – desde que não se faça a confusão de prometer um filme de ação alucinante nos trailers... Essa construção mais complexa é feita por meio de vários elementos do filme, como trilha sonora, roteiro, atuações, etc, mas, acima de tudo, pela mão do diretor. Para uma análise mais pormenorizada dessas peculiaridades do longa, indico o podcast do portal Cinema com Rapadura, que esmiúça o filme de maneira bastante esclarecedora.

E a cena escolhida para o Frames para Sempre de hoje é um belo exemplo desse estilo de Nicolas Refn. Ela coloca juntos um momento romântico e uma explosão de fúria de Ryan Gosling ( o driver, personagem sem nome), que está sendo caçado por um grupo de criminosos - repare como a iluminação da cena demarca bem esses dois momentos diferentes.

Para resumir a plot sem maiores spoilers, o personagem de Ryan Gosling se envolve com Irene (Carey Mulligan), cujo marido Standard (Oscar Isaac) está na cadeia. Quando Standard é libertado, ele precisa participar de um último assalto para quitar uma dívida. O driver se propõe a ajudá-lo, mas acaba sendo caçado pelos credores de Standard. Dito isso, veja abaixo a cena do elevador em Drive!



This post first appeared on Resenha No Divã, please read the originial post: here

Share the post

Cena do elevador em Drive

×

Subscribe to Resenha No Divã

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×