Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O lado bom da vida de Matthew Quick

Tags: livro



O Lado Bom da Vida
Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
ISBN: 9788580572773
Onde Comprar:
Submarino | Cultura | Book Depository



Sabe aquela máxima de que “o Livro sempre é melhor”? Aqui ela continua sem dúvidas a ser verdadeira, mas o que acontece é que geralmente (ou talvez seja só eu, mas vai saber) preferimos ler a obra pra depois ver a sua representação cinematográfica. O que aqui nesse caso, sou obrigada a dizer que é preferível ver o filme primeiro. Por quê? Já vou explicar então isso aqui vai virar uma resenha-critica-minha-opinião-publica das duas representações da historia. 

Vi que o filme “O lado bom da vida” (silver linings playbook) ia estrear em breve (isso lá em janeiro) e fiquei animada, pois amo a Jennifer Lawrence e pelamordedeus acho o Bradley Cooper um maravilhoso. Dai logo descubro que é baseado em um livro. Já fico cheia das minhas paranoias de PRECISO LER ANTES DE VER, mas acabou não acontecendo. Eu estava na casa de uma amiga, e ela queria ver esse filme também, eis que deixei de lado as minhas manias e fomos ao cinema. 

A premissa do filme (que é a mesma do livro) é muito interessante. Pat (Cooper) acabou de sair de uma clinica psiquiátrica, e não sabemos no inicio o que o levou para lá pra começo de conversa e aos poucos vamos descobrindo que nem ele lembra com exatidão os fatos ocorridos, ele acha que ficou no “lugar ruim”, como ele chama a clinica, menos tempo que realmente ficou o que é um indicio de que o trauma foi grande. Tudo que importa pra ele agora é ficar em forma e reencontrar a sua amada esposa Nikki, que por algum motivo todos insistem em dizer que não podem se encontrar. 

Passamos a seguir o dia a dia da recuperação de Pat, que agora mora na casa de seus pais, para a alegria de sua mãe e desagrado de seu pai. Ele deseja retomar sua vida de onde parou, antes de ir para o lugar ruim, e passar por cima de todos os seus problemas, mas como podemos ver não é nada fácil. 

Em uma de suas corridas diárias, ele encontra um velho amigo que o convida para jantar em sua casa. Lá chegando descobre que não foi o único convidado e conhece Tiffany (Lawrence), a cunhada do seu amigo. Ela parece um tanto perturbada, e depois do jantar pede pra Pat acompanha-la ate em casa. Tiffany quer continuar vendo Pat, mas ele não tem o menor interesse, e ela fica um tanto obcecada, e continua a segui-lo todos os dias em sua corrida. Já cansado dessa situação ele conversa com seu psiquiatra que o aconselha a dar uma chance para essa nova amiga. 

 É difícil falar da história desse filme/livro sem falar de mais, mas passando por pontos interessantes. Como é o cotidiano do personagem que presenciamos, muita coisa acontece. E é aí que está a grande diferença do livro para o filme: o modo como isso é mostrado. No livro temos todo o sentimento de Pat passado pra nós, sua confusão mental, seus desejos e paranoias. Vemos claramente a dificuldade que é retomar as amizades, até mesmo com seus parentes e criar novos amigos. No filme como não temos acesso direto aos pensamentos dele e fica um pouco vago, apesar das atuações estarem primorosas. O filme fica meio jogado, e não empolga tanto (ps: minha amiga dormiu no cinema).

 Por isso aconselho a ver o filme e depois ler o livro. Sim você vai saber e entender a história completa vendo o filme, mas não vai ter a experiência emocional que é acompanhar Pat pela leitura. Eu li em 2 dias, apenas porque tinha muitas coisas pra fazer, mas como o livro é curto (254 páginas) dá pra ler em um dia se você tiver tempo. 

É daquelas historias que te prendem, e você quer saber o que vai acontecer a seguir. pS: Pat e sua família torcem pelo o time de futebol americano Eagles, e eles são um tanto fanáticos. A paixão pelo time faz bastante parte do livro, e influencia nos vários relacionamentos de Pat. O meu favorito, entre ele e seu terapeuta Cliff. 

 GO EAGLES! 

Filme: 3 estrelas 
Livro: 5 estrelas e favorito. 

Recomendo: pra quem gosta de temáticas mais psicológicas. “sick lit”~ Em especial pras meninas do clube do livro que curtem futebol americano e pra Denise (mybookis) que é psicóloga


Este artigo pertence ao Lost in Chick Lit.
Todos os textos são de autoria de Julianna Steffens e não podem ser reproduzidos (total ou parcialmente) sem a devida autorização. Leia os Termos de Uso.


This post first appeared on Lost In Chick-Lit, please read the originial post: here

Share the post

O lado bom da vida de Matthew Quick

×

Subscribe to Lost In Chick-lit

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×