Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

[Resenha] Meio Rei - Joe Abercrombie


- E o que você é da Rainha Dourada de Gettland?
- O filho mais novo.

Oi meus queridos! 

Hoje apareço com a resenha do primeiro volume da trilogia Mar Despedaçado. A Série é do Joe Abercrombie, renomado autor do gênero de Fantasia. (Meio Rei. Arqueiro, 288 páginas).

Yarvi é filho caçula e segundo na linha de sucessão ao Trono Negro, em Gettland. No entanto, por ter nascido com uma deficiência em uma das mãos, nosso protagonista cresceu sendo hostilizado.
“O homem brande a foice e o machado, dissera o pai. O homem move o remo e ata o nó rapidamente. Acima de tudo, o homem segura o escudo. O homem sustenta a linha de combate. O homem permanece ao lado de seu braço direito. Que tipo de homem é incapaz de fazer qualquer uma dessas coisas?”
À vista disso, nosso herói desenvolveu outras habilidades, e a inteligência é uma delas. Yarvi é aprendiz de mãe Gundring, atual ministra de seu pai.
Entretanto, o Rei Uthrik e seu filho mais velho, foram vítimas de uma emboscada e Yarvi vê seu sonho afundar no Mar Despedaçado. A partir desta tragédia, o príncipe passa de aspirante ao ministério para o novo Rei de Gettland. Ou meio-rei, como fica conhecido, por causa de sua m
A vida de Yarvi se altera de maneira considerável, e ele faz um juramento de vingança contra o assassino de seu pai.
“- Posso até ser meio-homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro.”
https://www.youtube.com/watch?v=M7X1Zl4Lgt4

Assim sendo, sua mãe adota providências que lhe aparentam serem boas soluções. E uma delas é anunciar o casamento do novo Rei com sua prima Isriun e organizar uma viagem em busca de lição contra o assassino do Rei Uthrik.
“Um bom rei sacrifica tudo para vencer e esfaqueia quem for preciso, como puder. O grande guerreiro é o que ainda respira quando os corvos se refestelam. Um grande rei é o que observa as carcaças dos inimigos queimarem. Que o Pai Paz derrame lágrimas com relação aos métodos. A Mãe Guerra sorri com os resultados.”
A Rainha Dourada é a afamada Laithlin. Uma Rainha bem-conceituada, por conta de sua perspicácia e talento, mantém seu reino prospero. Seu prestigio não é a toa, pois ela é dona de uma beleza deslumbrante e notável inteligência.

Nesta história, o bem e o mal estão em uma linha tênue. O livro é abastado de aventura e reviravoltas. Batalhas são travadas, tramoias são elaboradas, ocorrem traições e tudo mais que um enredo medieval sugere. Tudo isto em nome de interesses próprios. Uns buscam justiça, alguns poder, outros riquezas.
No final das contas, muito sangue é derramado para que alguns alcancem seus objetivos.
Esta obra possui uma narração ativa e prática, mas os coadjuvantes não são negligenciados. Ao contrário, encontramos personagens interessantíssimos, tais como: Gorm-gil-Gorm, o Quebrador de Espadas e Fazedor de Órfãos, Rei de Vansterland; Sumael, quem ajuda a capitã da embarcação Vento-sul a definir o trajeto em alto mar, tendo o céu como guia; E também o instigante Nada, um dos escravos no navio e dono da célebre citação:
“Conversas só geram problemas. O aço é sempre a resposta. O aço não elogia nem faz acordos. O aço não mente.”
Ah! Não posso deixar de mencionar, ainda mais para quem, assim como eu, ama mapas. A edição do livro tem o mapa do Mar Despedaçado.



Contudo, o enredo não trata apenas de desforra e desonestidade, senão que de companheirismo, superação e amadurecimento. Os diálogos, mesmo os curtos, são profundos e inspira reflexão. Fala-se em guerra, mas as lições repercutem para a vida.
E como prova do que disse acima, encerro agora com uma menção da sábia Rainha Dourada. Eis:
 “O tolo bate, dissera ela. O sábio sorri, observa e aprende. Depois bate.”
Espero vocês comigo em Meio Mundo. Abraços.















RSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.


This post first appeared on Menina Da Bahia, please read the originial post: here

Share the post

[Resenha] Meio Rei - Joe Abercrombie

×

Subscribe to Menina Da Bahia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×