Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Criança irritante: como lidar?

Como Lidar com uma Criança Irritante


Crianças podem ser irritantes às vezes, não importa o quanto você ama e se importa com elas. Gritar, choramingar, perturbar ou fazer malcriação são exemplos de comportamentos que testam a paciência e podem irritar. Não perca a compostura; em vez disso, mantenha a calma e analise a situação antes de reagir.

1
Lidando com os filhos dos outros

  1. 1
    Espere os pais da criança reagirem. A criação dos filhos é uma coisa muito pessoal, então evite brigar com os filhos de outras pessoas sem a permissão delas. Os Pais podem não concordar com a maneira usada para disciplinar a criança. Por exemplo, alguns pais não gritam ou dão bronca nos filhos em público.
    • Não cabe a você corrigir ou garantir que os pais corrijam a criança. Elas podem resolver problemas de comportamento por si só, então talvez não haja a necessidade de interferir. Tente ficar de fora em situações do dia a dia, para que as crianças aprendam a brincar umas com as ouras.
    • Para problemas de comportamento menores, é possível distrair a criança sem a necessidade de chamar a atenção dela. Ofereça uma bebida ou mude o local da brincadeira.
  2. 2
    Não exclua ou destaque uma criança. Use as palavras com cuidado, e evite citar nomes com frequência para uma abordagem mais inclusiva. A criança não deve se sentir excluída, injustiçada, ou como um incômodo. Por exemplo, diga "Pessoal, não é legal dizer isso" em vez de "Fulano, não diga isso”.
  3. 3
    Afaste seu filho da situação. Retire seu filho de perto imediatamente se outra criança ficar violenta ou incontrolável. A segurança dele é a prioridade número um, então invente uma desculpa ou diga que está na hora de uma pausa.
    • Para situações dentro de casa, simplesmente coloque-os em cômodos separados e informe os pais da criança problemática.
  4. 4
    Converse com seu filho. Não permita que o mau comportamento de outra criança se torne um modelo. Converse sobre como ele deve agir, faça perguntas para garantir o entendimento, e corrija quando ele não se comportar.
  5. 5
    Fale com os pais da outra criança. Cuidado para não ofender, pois eles podem ficar na defensiva e apontar defeitos do seu filho ou da sua maneira de criá-lo. Comece com um elogio, e se esforce para chegar a uma solução satisfatória para ambos os lados.
    • Diga, por exemplo, "O Pedro é um ótimo menino e meu filho adora brincar com ele, mas às vezes ele é um pouco bruto." Converse com os pais a sós, pois se outras pessoas ou a própria criança estiver por perto, eles podem se sentir obrigados a defender o filho e ficar na defensiva.
  6. 6
    Trate as crianças como pessoas. Tente conversar com ela no tom normal de voz. Não crie um clima diferente, principalmente se você já tem dificuldade de lidar com crianças, e tenha uma conversa o mais normal possível.
  7. 7
    Descubra do que a criança gosta. Crie uma conexão, ouvindo o que ela tem a dizer e fazendo perguntas. Crianças geralmente gostam de conversar sobre os próprios interesses, então deve ser fácil. Comece falando sobre os brinquedos que ela gosta, caso a criança seja tímida.
    • Se for muito difícil iniciar a conversa, pense em si mesmo como um comentarista e simplesmente descreva o que está vendo. "Olha, você está brincando com blocos. Isso parece um castelo. É um castelo?" Mostre que está interessado, e a criança vai se interessar também.[9]
  8. 8
    Fique na altura da criança. Fique abaixado e faça contato visual. Sente-se em uma cadeira, apoie-se em um joelho ou fique agachado para parecer menos intimidante para a criança. Além disso, não fale muito rápido ou muito alto.
    • Não toque na criança. Evite o contato físico, mesmo de leve ou de maneira inocente, pois isso pode ser mal interpretado pela criança, ou alguém que esteja observando.
  9. 9
    Faça as perguntas certas. Pergunte sobre jogos, brinquedos, filmes etc. Não faça perguntas íntimas, que possam criar um clima desconfortável, como "Você tem namorada?" As perguntas devem deixar a criança animada e a conversa deve ser sempre positiva.
  10. 10
    Mande o pequeno falar com os pais. Muitas vezes as crianças não têm filtro, e fazem perguntas que talvez não sejam apropriadas. Nesse caso, mande-a falar com os pais. Ou, pergunte a opinião dela. "O que você acha?"
    • Por exemplo, "Essa é uma ótima pergunta! Aposto que sua mãe ou seu pai vão responder melhor do que eu."
  11. 11
    Fale com um responsável do local. Em um restaurante ou em uma loja, é possível falar com o gerente e dizer que o comportamento da criança está incomodando. Peça para trocar de lugar, ou para que o gerente fale com os pais. Porém, faça o possível antes de chamar o gerente. Tente ao máximo apenas ignorar o incômodo.
    • Uma criança que esteja se comportando mal em um restaurante, provavelmente vai incomodar aos outros clientes também. Cuidado para não ser muito insistente com os funcionários.
  12. 12
    Ponha-se no lugar da criança ou dos pais dela. Crianças querem se divertir e rir. Talvez o momento ou local não seja apropriado, mas elas têm o direito de agirem naturalmente. Os pequenos geralmente ficam mais agitados quando estão em um lugar novo ou se não puderam brincar ou se divertir o dia todo. Além disso, lembre-se que os pais têm o direito de sair e levar as crianças para passear.
    • Tente entender como é ser pai e ter que manter os filhos ocupados e entretidos. Se aproximar de maneira agressiva só vai aumentar o estresse. O melhor é tentar ser útil e manter a calma.

2
Lidando com os próprios filhos

  1. 1
    Acalme e conforte a criança que não queira se afastar de você. Algumas crianças são mais sociáveis do que outras, mas elas podem se agarrar a um adulto caso estejam nervosas. Crianças entendem a linguagem corporal e precisam da confirmação dos pais para se sentirem seguras. Não force a criança a se afastar. Em vez disso, permita que ela fique por perto por 10 minutos, e depois se afaste aos poucos.
    • Sente-se por perto, brinque e converse com ela, mas não a segure no colo ou abrace. Fique no mesmo cômodo e aos poucos se afaste. Não deixe de dizer que está se afastando mas vai voltar, ou a criança pode ficar ansiosa.
  2. 2
    Seja firme e não faça a vontade da criança se ela choramingar. Crianças podem fazer malcriação se não conseguirem o que querem. Não ceda quando o pequeno choramingar, e ensine como ele deve pedir o que quer. Diga por exemplo: "Pare de choramingar, é assim que se pede as coisas?"
    • Sempre elogie quando a criança pedir o que quer com educação e sem choramingar. Mostre-a como fazer se ela não se lembrar.
  3. 3
    Não encoraje a fofoca. Quando começam a desenvolver o senso do que é certo e o que é errado, crianças podem começar a denunciar umas às outras. Diga a criança que é o seu dever descobrir quem está quebrando as regras, desde que ninguém esteja em perigo ou possa se machucar. Para diminuir tal tipo de conflito entre irmãos, dê espaços separados a cada um.
    • Caso haja pouco espaço, um canto para cada é o suficiente. Deixe a criança arrumar os brinquedos cada um em um canto e diga que eles são responsáveis por aquela área.
  4. 4
    Envolva a criança na preparação de alimentos. Os pequenos costumam não gostar de muitos alimentos justamente porquê querem comer apenas o que conhecem bem e sabem que é gostoso. Deixe-a fazer escolhas e preparar seus alimentos; assim, a criança sente que está fazendo escolhas importantes e que está no controle. Por exemplo, peça ajuda na hora de lavar os alimentos ou colocar o queijo ralado no macarrão.
    • Use um cronômetro caso a criança demore demais a comer. Se ela ficar com fome mais tarde, tenha disponíveis lanches saudáveis em lugares acessíveis. Barrinhas com cereais integrais e granola, por exemplo.
  5. 5
    Não deixe a criança pular as tarefas. Os pequenos evitam fazer as obrigações porque obviamente não são tarefas agradáveis. Sempre que a criança deixar de guardar os brinquedos, esconda-os por alguns dias. Assim, eles entenderão que têm que cumprir certas obrigações, e quebrar as regras têm consequências.
  6. 6
    Deixe a criança xingar sozinha. Crianças começam a gostar de xingar depois que descobrem a reação dos outros quando o fazem. Geralmente, elas só querem atenção ou estão apenas repetindo o que ouviram algum adulto dizer. Não faça um escândalo se o pequeno falar um palavrão, apenas mande-o para o quarto e diga para xingar o quanto quiser. Não vai ser tão divertido sem ninguém para ouvir.
    • Diga para as pessoas da família não rirem ou dar muita atenção se seu filho xingar. Além disso, diga para ele que xingar pode ser ofensivo para algumas pessoas. Encontre palavras que possam substituir uma linguagem mais vulgar.

Dicas

  • Não dê bronca nos filhos dos outros. A criação dos filhos é uma coisa muito pessoal.

Avisos

  • Nunca toque nos filhos dos outros. E mais importante, nunca bata em nenhuma criança.

Fontes e Citações: https://pt.wikihow.com


Leia também:

Criança Birrenta


This post first appeared on CRIANÇA GENIAL, please read the originial post: here

Share the post

Criança irritante: como lidar?

×

Subscribe to CrianÇa Genial

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×