Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como Instalar dois WordPress no mesmo Servidor (Passo a Passo)

O Wordpress é uma plataforma bastante flexível, permitindo instalar várias funcionalidades de uma forma simples e intuitiva. No entanto, existem situações em que esta flexibilidade não é suficiente, e é necessário uma segunda instalação do WordPress.

A grande vantagem, é que as duas instalações funcionam de forma independente, possuindo base de Dados diferentes, plugins diferentes (se assim o desejar), etc. Na prática, os únicos requisitos necessários é possuir espaço suficiente no servidor, e garantir que o pacote de hospedagem contratado permite criar mais do que uma base de dados.

Como instalar dois WordPress no mesmo servidor

Na prática, é possível instalar o WordPress num subdomínio (por exemplo, http://blog.dominioprincipal.com/), ou num subdiretório (exemplo.com/segundo_wordpress/).

Se usar um subdomínio, os motores de busca irão tratar a segunda instalação como um site completamente diferente, ao invés que se usar um subdiretório, os motores de busca tratam como se fossem todas páginas do mesmo site.



Vamos começar...

Em primeiro lugar, será necessário criar uma pasta no diretório principal do seu servidor. Para isso, será necessário aceder aos arquivos do seu servidor através de um programa específico (por exemplo, o Filezilla) ou usando o explorador de arquivos do cPanel.

Aceda à pasta e public-html e crie uma nova pasta, dando o nome que irá servir de subdiretório. Isso significa que se atribuir o nome "Ferramentas" à pasta criada, o subdiretório será: exemplo.com/ferramentas

Fazer o Upload do WordPress

Aceder à página oficial WordPress.org e baixar a ultima versão do WordPress.

Em seguida, extraia todos os arquivos e faça o upload dos mesmos para dentro da pasta que criou no servidor (mantendo a mesma organização dos arquivos).



Criar base de dados

Agora, será necessário criar uma base de dados SQL para armazenar todo o conteúdo do seu novo site WordPress. Para isso, aceda ao painel administrativo do seu cPanel e selecione a opção "MySQL Databases".

Crie uma nova base de dados com o nome que desejar. Na parte inferior da página, poderá criar um usuário para a sua base de dados, definindo uma senha forte para proteger o site de ataques.

Para terminar, será necessário associar a base de dados ao utilizador que criou. Para isso, basta navegar até à secção "Add User To Database" e associar os dois elementos.

Instalar o WordPress

Para terminar, basta proceder à instalação do WordPress. Para isso, basta aceder ao subdiretório que criou para o seu novo WordPress (neste caso, exemplo.com/subdiretório). Surgirá uma página de instalação rápida, que irá solicitar os dados da base de dados. Após introduzir todos os dados necessários, clique no botão "Instalar".

Para aceder ao painel administrativo do segundo WordPress, deve aceder ao subdiretório, seguido de "wp-admin". Por exemplo: link_do_site.com/sub_directorio/wp-admin

O post Como Instalar Dois Wordpress no mesmo Servidor (Passo a Passo) apareceu primeiro em Aprenda a Montar um Blog - Dicas, Tutoriais e Ferramentas.



This post first appeared on Montar Um Blog - Dicas, Ferramentas E Tutoriais, please read the originial post: here

Share the post

Como Instalar dois WordPress no mesmo Servidor (Passo a Passo)

×

Subscribe to Montar Um Blog - Dicas, Ferramentas E Tutoriais

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×