Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Saul, um bom começo que terminou mal.

Tags: saul samuel fogo

Texto: I Samuel 9.
Introdução: Quem se deparou com Fogo de palha e com fogo em madeira sabe bem a diferença entre os dois tipos. A palha seca, ao primeiro contato com o fósforo pega fogo muito rápido e fica muito vistosa. O fogo é tão alto que temos que nos afastar. No entanto, esse tipo de fogo não dura muito, ele acaba em poucos minutos. Por outro lado, o fogo de madeira boa algumas vezes, demora em se acender, é necessária a utilização de alguns componentes inflamáveis para auxiliar. Entretanto, esse fogo dura a noite inteira e é preciso apagar as suas cinzas porque ao menor pavio o fogo pode se acender novamente.
            Da mesma maneira foi a vida de Saul. Um homem de boa aparência, alto, atlético, bom soldado, líder, político com as pessoas, profeta. Mas que decaiu rapidamente. Endureceu o coração. Segundo Wong[1]: “o endurecimento das artérias pode ser fatal, o fluxo de sangue diminui a níveis perigosos e, se o bloqueio permanece, logo pode acontecer um derrame ou ataque do coração; mais sério ainda que a condição médica é o equivalente espiritual: o endurecimento do coração”.

I. Bom começo de Saul: Saul era um homem humilde no início de seu reinado. Quando Samuel foi ungi-lo, ele disse que era o menor da casa de seu pai, seu pai era o menor na tribo, e sua tribo era a menor de Israel. Ele estava com medo de liderar o povo. Ele foi um bom líder no início, profetizava, ofertava, ganhava inúmeras batalhas para Israel. No entanto, esse bom começo não durou muito e o levou a uma continuidade frágil até descambar para um mau final.

II. O Medo de Saul: O medo de Saul poderia ter levado ele para um bom final, para dependência do Senhor e para uma busca mais apaixonada pelos Seus estatutos. No entanto, “como quase sempre acontece, o medo humano facilmente se sobrepõe ao temor a Deus” [2]. Saul desconhecia o fato de que não há substitutos para a obediência. “Obedecer a Deus no que Ele mandar tem precedência sobre oferecer-Lhe qualquer serviço voluntário ou sacrifício; Deus não quer nossos holocaustos e sacrifícios, se não obedecemos a Seus mandamentos” [3]. Em outras palavras, Deus não deseja que façamos coisas para Ele quando não estamos bem espiritualmente.

III. O pecado capital de Saul: O principal erro de Saul ocorreu quando Deus ordenou que fossem mortos todos os animais e pessoas. No entanto, ele preferiu separar os melhores animais para um holocausto, manteve o rei vivo e mostrou o seu reino gabando-se para ele, e não esperou Samuel, fazendo o sacrifício. No texto de I Samuel 15.24-25 vemos a disposição muito clara no coração de Saul quando encontrou Samuel: “pequei, pois transgredi o mandamento do Senhor e as tuas palavras; porque temi o povo e deu ouvidos á sua voz; agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore o SENHOR” (I Samuel 15.24-25).
            Será que Saul estava verdadeiramente arrependido ou apenas se preocupava com a reação do povo? Muitos líderes perdem grandes bênçãos do Senhor quando se concentram nos holofotes e louvores da multidão. Louvores esses que são vazios, temerários, temporários e sem fundamento. Os mesmos que louvam hoje poderão ser os que apedrejarão amanhã. No entanto, Saul não conhecia essa verdade e preferiu temer ao povo que temer a Deus.
            Saul não cometeu adultério; não consentiu na morte de alguém; o povo não morreu por causa de suas más escolhas, como ocorreu durante o reinado de Davi. No entanto, o pecado de Saul foi essencialmente o pecado do orgulho. Ele desejava estar bem com o povo mesmo que isso significasse ir contra os mandamentos de Deus.
            A reação de Saul no seu encontro com Samuel não foi de um verdadeiro arrependimento, mas foi semelhante a alguém que é pego em flagrante delito e pensa “fui descoberto”. O remorso de ser descoberto é bem maior do que o arrependimento que simplesmente diz “pequei”.

IV. Principais equívocos de Saul: Inconstância. Juramentos equivocados. Medo do povo. Inconstante em suas reconciliações. Não tinha palavra. Tinha uma devoção aparente. Ciúmes demais (de Davi).

Considerações Finais: Um coração endurecido não dá lugar ao arrependimento, ao perdão e ao crescimento. Quando Saul foi abatido por uma flecha filisteia e por sua própria espada, seu corpo foi levado e afixado no muro de um lugar chamado de Bete-Seã (I Samuel 31.8-10). O fato de que o lugar do descanso de Saul estava apenas a uma curta distância de Gilgal, onde ele foi coroado rei, levou alguém a dizer: não é interessante? Durante quarenta anos, quatro décadas como rei, ele fez muito pouco para estender territorialmente a nação de Israel. Ele foi ferido a apenas algumas milhas de distância de onde tudo começou.

[1]WONG, David W. Vida & Carreira: decisões sábias em cada etapa da vida. Santa Bárbara D’Oeste – SP: SOCEP, 2006, p. 35.
[2] WONG, David W. Op. Cit. p. 37.
[3] WONG, David W. Op. Cit. p. 38.


This post first appeared on Job. Nascimento, please read the originial post: here

Share the post

Saul, um bom começo que terminou mal.

×

Subscribe to Job. Nascimento

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×