Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Hang Son Doong. A maior caverna do mundo

Caverna de Son Doong (Vietname). Imagem: Dante Aguiar

A caverna de Son Doong, localizada na província de Quang Binh, no Vietname é actualmente a maior do mundo. O sistema de cavernas estende-se ao longo de 9 km e em determinados pontos chega a ter 200 metros de altura e 150 de largura. O suficiente para acomodar um boeing 747 ou um prédio de 40 andares no seu interior. Aqui também podem ser vistas algumas das maiores estalagmites do mundo, sendo que algumas têm mais de 80 metros de altura.

Dentro da caverna de Son Doong pode ser encontrado um rio. As principais entradas para a caverna, encontram-se envolvidas por pequenas nuvens que se formam devido ao encontro do ar frio proveniente do exterior e o ar quente do interior da caverna. As aberturas no topo, permitem a entrada de luz solar e a presença do rio possibilita o desenvolvimento de um clima e ecossistema próprios no interior da caverna.

Foi criada à cerca de 2 a 5 milhões de anos atrás, através erosão da pedra calcária que se encontrava no seu interior e tinha uma menor dureza.

Quando e como foi descoberta a caverna de Son Doong?

Em 1990 um morador local chamado Ho Khanh, encontrou uma das entradas para esta caverna enquanto caçava. Eram visíveis algumas nuvens próximas da entrada, o som de água a correr e uma corrente de ar forte proveniente do interior. Ho Khanh acabou por não explorar o local. Quando voltou a casa, alguns dias mais tarde, não se lembrava da sua localização exacta.

Alguns anos mais tarde, Ho Khanh conheceu dois exploradores britânicos, Howard e Deb Limbert, que procuravam cavernas para explorar na região de Phong Nha. Foi então que Ho Khanh referiu a descoberta da caverna com nuvens e um rio no seu interior, comprometendo-se a reencontrar essa mesma caverna.

Após várias tentativas falhadas, em 2008, Ho Khanh finalmente reencontrou a caverna. Mais tarde levou Howard, Deb e a sua equipa até à caverna que ficou conhecida por Son Doong.

Caverna de Son Doong (Vietname). Imagem: vtoanstar

Localização:

Esta extensa caverna, situada no parque nacional de Phong Nha-Ke Bang fica a 500 km de Hanói e próximo da fronteira entre Laos e Vietname. Este parque é reconhecido desde 2003 como património mundial pela UNESCO.

Como surgiu o nome?

Inicialmente, Son Doong tinha o nome de Ho Khanh, uma vez que tinha sido ele a descobrir a caverna. No entanto, mais tarde foi sugerida a alteração para Son Doong porque a caverna esconde-se atrás das magníficas montanhas próximas da vila de Doong e tem um rio que passa no seu interior. Hang Son Doong traduz-se grosseiramente como “caverna do rio da montanha”.

Caverna de Son Doong (Vietname). Imagem: Nguyen Tan Tin

É possível visitar?

Sim é possível visitar a caverna de Son Doong mas não é para todos. Para poder participar nestas excursões, os interessados têm de realizar testes práticos e teóricos para provar que têm a capacidade física e saúde necessária para participar numa excursão desta dificuldade. Tem um custo aproximado de 2400€ e a duração de 6 dias. É essencial ter uma excelente preparação física uma vez que é necessário fazer mais de 50 km de caminhadas. O percurso divide-se entre floresta e caverna. Uma excursão para 10 pessoas necessita do apoio de cerca de 30 profissionais.

Para a maioria das pessoas que provavelmente nunca visitarão esta caverna, deixo aqui uma ligação para o site da National Geographic que disponibiliza imagens em 360° de vários pontos da caverna. Abram a ligação abaixo e explorem a caverna de Son Doong.

Caverna de Son Doong em 360°

Video:

Este video foi filmado por Ryan Deboodt que passou 8 dias dentro da caverna. Foi utilizado um drone para filmar este incrível vídeo.

The post Hang Son Doong. A maior caverna do mundo appeared first on SoS Curiosidades.



This post first appeared on SoS Curiosidades, please read the originial post: here

Share the post

Hang Son Doong. A maior caverna do mundo

×

Subscribe to Sos Curiosidades

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×