Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Por que o sal derrete a neve?

Você já pensou em ter que acordar todo dia pelo menos uma hora mais cedo para poder sair de casa? Pois é assim o inverno dos países ao norte do globo. Para ajudar na remoção da Neve dos carros, das pistas e da entrada das casas, as pessoas foram ensinadas a jogar sal no gelo para facilitar o trabalho. O processo começa quando a água, na forma de gelo, entra em contato com os íons do cloreto de sódio - sódio carregado positivamente e cloro carregado negativamente - que se separam. Esses íons reagem com as moléculas de água e hidrato, dissipando o calor e derretendo partes microscópicas da superfície do gelo. Quando um carro passa sobre o gelo, a pressão ajuda a forçar o sal para dentro, e a neve derreterá mais rápido.

É verdade que nenhum floco de neve é igual ao outro?
O mito de que todos os flocos de neve são diferentes começou no final do século 19, quando o norte-americano Wilson Bentley fotografou milhares de flocos com a ajuda de um microscópio e nunca Encontrou Dois exatamente iguais. No entanto, todos têm a mesma estrutura: são seis lados formados por cristais planos.

A Sociedade Americana de Meteorologia reportou há alguns anos que a pesquisadora Nancy Knight encontrou dois pares idênticos. Porém os cristais não eram flocos de neve, e sim prismas hexagonais.

Gostou? Compartilhe, deixe seu comentário.

Fonte: Instituto de Química, Unicamp; "Tudo sobre neve" www.nsidc.org


This post first appeared on NinTudo, please read the originial post: here

Share the post

Por que o sal derrete a neve?

×

Subscribe to Nintudo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×