Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Comentários sobre Batman V Superman - A origem da justiça

E aí galera! Vou expandir os assuntos do blog aos poucos e nada melhor do que começar com cinema! Hoje trago meus comentários sobre o filme Batman V Superman - a origem da justiça. Começarei com comentários sem spoilers e depois finalizarei com uma análise mais aprofundada e com spoilers. Assim ninguém se prejudica! Apenas um spoiler útil pra quem ainda não assistiu: Não tem cena pós-créditos. Acabou, pode sair da sessão. Então, bora pra análise!




Análise SEM Spoilers!!

O filme é muito bom, acima da média! Embora ainda cometa alguns erros bobos. Quando eu decidi ver este filme, eu já havia colocado na cabeça que a linha temporal do filme estaria toda bagunçada. Afinal, nós  vemos um Superman iniciando, um Lex Luthor jovem, um Batman experiente e quase aposentado, Jason Todd já "morreu", enfim...eu decidi basear minha crítica ignorando estes fatos. Vou começar a falar dos pontos negativos primeiro. O Lex Luthor deste filme está bem diferente do esperado e bem fraquinho também, embora ele seja o tipo "cientista louco" das HQs clássicas. O embate entre os heróis se dá por algo muito mais simples do que na HQ "Cavaleiro das trevas",  da qual o filme faz uma meia dúzia de referências. Essa motivação da luta tira um pouco da empolgação na hora, mas a conclusão é inteligente e alguns podem gostar...outros não.

Outro ponto negativo do filme é que ele é longo demais e tem muitas cenas inúteis, como os sonhos, por exemplo. Tirando o primeiro sonho com o Bruce Wayne caindo no poço, nenhum dos outros tem grande importância pra história. Eu vi apenas como uma saída pra encherem de cenas de ação. Muitas coisas aconteciam sem explicação. Primeiramente, isso não me incomodou, mas depois que decidi discutir em grupos, eu percebi que realmente faltou um pouco mais de informação em alguns lances do filme. O último ponto negativo - e que talvez nem seja um ponto negativo dependendo de qual tipo de fã você seja - é que a DC optou por mudar completamente a origem de alguns heróis, assim como a Marvel faz em seu universo cinematográfico. A vítima da vez foi a Mulher Maravilha, embora a atriz seja excelente (e linda). Para quem reclamava do tamanho dos peitos: As coxas dela estão enormes no filme, então dá pra perdoar (aquela carinha).

Agora vamos falar da parte boa! A relação Clark/Lois desta vez estava mais aceitável, afinal foram 18 meses de relacionamento e tudo mais. Embora a relação deles havia começado de maneira forçada e rápida demais em "O homem de aço", desta vez parece bem mais natural em todo o filme. Nós vimos Lois e Clark como eles realmente devem ser. Bruce Wayne foi bem representado por Ben Affleck, realmente ele é o 'Batman definitivo' no qual todos falavam. A Mulher Maravilha teve seus momentos de glória e mostrou todo o potencial que pode ter. Enfim, a trindade estava espetacular. A narrativa da primeira metade do filme se preocupa em tentar "vilanizar" o Superman, por conta do que aconteceu em Metrópoles e também pela ameaça que ele pode vir a representar por causa de seus poderes.  Eu curti bastante essa pegada, embora já esperasse algo assim, mas foi bem construído.

Nós vimos pouco, mas vimos o famoso Batman detetive das HQs. Isso aumentou minhas expectativas para o filme solo do Batman, embora tenha que esperar - e muito - para assistir. Alfred também estava legal. Espero que a pequena participação do Batman no Esquadrão Suicida deste ano nos mostre um pouco mais de como ele vai ser quando a Liga da Justiça for formada nos cinemas. Estarei no aguardo! Levando em conta as referências de HQs, sequências de ação, o desenvolvimento dos heróis, este filme estava demais! Numa escala de 1 a 10, dou NOTA 7!



Análise COM Spoilers!!



O filme é muito bom, acima da média! Embora ainda cometa alguns erros bobos. Quando eu decidi ver este filme, eu já havia colocado na cabeça que a linha temporal do filme estaria toda bagunçada. Afinal, nós  vemos um Superman iniciando, um Lex Luthor jovem, um Batman experiente e quase aposentado, Jason Todd já "morreu", enfim...eu decidi basear minha crítica ignorando estes fatos. O filme começa bem, com um sonho do Bruce Wayne recontando a morte dos pais no beco do crime e dando um destaque para o nome da mãe, que mais tarde seria uma jogada inteligente para acabar com a rixa entre os heróis. Logo depois já temos o enterro e a queda do garoto no poço onde encontra os morcegos, seguido por um evento mágico e fantasioso, que fazia parte do sonho. O flashback do final da batalha do Superman contra Zod é mostrado na sequência. Enquanto Metrópoles era destruída, pudemos ver Bruce Wayne presenciando de longe toda a luta. O empresário também perdeu muita coisa naquela luta, mas mais do que tudo, ele já havia começado ali a sua rixa com o homem de aço.

O início do filme foi o que mais me empolgou, mas aí começam a acontecer diversas coisas sem
explicação alguma. Lex Luthor encontra uma pedra enorme de criptonita no fundo do mar e decide tomar posse do corpo de Zod. Ele consegue convencer as autoridades a entregar o cadáver sem muitos problemas, mas é impedido de usar a criptonita e acaba tendo que movimentá-la de forma ilegal. Até aí tudo bem, compreensível. Mas aí vemos que o Bruce Wayne estava investigando o "White Portuguese" que, segundo ele, estava envolvido no carregamento de uma bomba, quando na verdade era a criptonita. E sim, Bruce estava interessado nela. Mais tarde descobrimos que o "White Portuguese" não era uma pessoa e sim um navio. Percebendo que o Batman estava pondo em risco os seus planos, Lex Luthor inventa um plano mirabolante para colocar o morcego contra o homem de aço e depois sequestra a mãe do Superman para induzi-lo a enfrentar o Batman. O grande problema aí é que em nenhum momento do filme fica claro quando o Lex descobriu a identidade secreta dos dois heróis...WTF!!!

Por falar em Lex Luthor, Jesse Eisenberg como Lex é um excelente Coringa! Excêntrico, insano, maquiavélico, risonho e...falei insano? Mas até que é compreensível, afinal o universo cinematográfico vai se distanciar das HQs e muito no quesito personalidade e origem dos heróis. Mulher Maravilha que o diga! A heroína tem mais de cem anos neste filme!! Não apenas isso, mas ela parece muito bem integrada na sociedade, manjando até de TI!! Muito diferente daquela mulher guerreira ignorante que vemos nas HQs. Achei que ela fosse ser algum tipo de alívio cômico do filme agindo de forma agressiva, mas ela pareceu ser tão inteligente, ou até mais, que o próprio Batman! Sinistro...

Outro ponto que eu simplesmente não entendi - e não vou me prolongar neste assunto até entender  - é por qual motivo, razão ou circunstância, Lex Luthor tinha um arquivo com alguns "seres especiais" que futuramente farão parte da famosa Liga da Justiça? Ele estava monitorando a Mulher Maravilha, Flash, Ciborgue e Aquaman e até colocou os símbolos deles em cada pasta. Será apenas uma saída para mostrar os futuros membros da liga? Daquele jeito nem precisava.

As referências às HQs são muitas, talvez dezenas. Quem aí não viu a lápide do Solomon Grundy quando o pequeno Bruce fugia do enterro? O filme faz duas referências explícitas das HQs "O cavaleiro das trevas" e "A morte do Superman". Além disso, o close de quando o Superman larga o Apocalipse no espaço é bem parecida de quando acontece a trágica morte de Lois Lane em Injustice. São estas e outras referências que lotaram o filme todo que o tornaram interessante de ser assistido.

Para quem queria ver um Batman com preparo derrotando o Superman foi um prato cheio também. A luta acontece apenas uma vez, e não duas ou três como os trailers sugeriram. A primeira vez que os dois se peitaram foi quando aconteceu a tão aguardada cena do "você sangra", nesta cena Superman apenas deu o aviso. Depois houve a grande batalha, embora a motivação fosse bem forçada. Para quem esperava ver o Superman aliado do governo, simplesmente se decepcionou. Ele apenas não concorda com as ações do homem morcego, embora haja de maneira pior...hipócrita! A luta apenas ocorreu por causa do sequestro da mamãe Kent. Ao que parece, Luthor sabia que Clark era o Superman e então sequestrou sua mãe para forçá-lo a enfrentar o Batman. O morcego também estava cego de raiva do Superman influenciado por Lex Luthor.

Mas aí vem a conclusão da luta, que eu achei genial e muitos detestaram: Batman derrotou o Superman, mas não o matou com a lança de criptonita ao ouvir o nome da mãe dele. Algo que foi bem destacado no início do filme. Algo que ficou na mente de Bruce Wayne desde criança e o perseguia em seus sonhos por longos anos. A última palavra de seu pai..."Martha". Ao entender que o nome da mãe do Superman na terra também era Martha, ele cai na real e percebe que foi manipulado e decide ir resgatar a mãe do Super, enquanto o herói vai tirar satisfação com Lex. Eis que surge o monstrengo Apocalipse!

Quanto à origem do Apocalipse...sem palavras. Ao menos ele foi um excelente vilão e fez jus ao que ele realmente é nas HQs: um monstrengo porradeiro! A batalha envolveu a trindade da DC vs o monstrão recém despertado por Lex. Foi uma excelente batalha. Nós vimos muitos raios, explosões, sequências de ação e luta muito bem feitas. O grande problema nessa parte foi o Batman. Ele não fez NADA. Tá certo, ele desviou de umas explosões e raios e ainda jogou um gás de criptonita na cara do bichano depois dele ser pego pelo laço da Mulher Maravilha. Foi apenas isso que ele fez, o trabalho ficou todo por conta dos outros dois heróis. Ok, é apenas um humano normal e sem poderes contra um alienígena mutante extremamente poderoso, mas o cara é o Batman! Ele podia ter um destaque melhor na luta do que só isso...enfim, a Mulher Maravilha foi muito bem nesta batalha. Chegou impressionando geral e fez muito mais do que imaginávamos que faria.

Na conclusão da batalha, temos diversas referências da HQ "A morte do Superman", já que de fato o Super do filme acaba morrendo. Durante o enterro, Bruce dá a entender que vai reunir esses super seres que andam por aí e formar a liga, mas...o Batman formando a liga? não era pra ele ser o anti-social? Outro fato curioso que eu não consegui interpretar direito por ficar muito implícito é que com a morte do Superman, a identidade secreta do Clark vai pro beleléu ou eles conseguem mantê-lo no anonimato? No final, quando Lois se despede e vai embora, podemos ouvir os batimentos cardíacos do "falecido" Superman voltando aos poucos. Levando em conta as referências de HQs, sequências de ação, o desenvolvimento dos heróis, este filme estava demais! Numa escala de 1 a 10, dou NOTA 7!

Para finalizar, gostaria de deixar 10 perguntas sem respostas sobre o longa:

1) Qual a motivação de Lex para odiar o Superman e os metahumanos?

2) Como Lex conseguiu os dados da Mulher Maravilha, Ciborgue, Flash e Aquaman? E como ele sabia da identidade do Superman e do Batman? E por que não divulgou?

3) O que Lois estava investigando no deserto junto com a Cia?

4) Por que os destroços da nave criptoniana simplesmente ficaram por aí? Superman não limpou a bagunça que fez depois de dezoito meses?

5) Por que o publico pensou que o Superman atiraria em pessoas na África? Por que ele precisaria de uma arma tendo tantos poderes?

6) Por que o Superman deixa os capangas armados do Lex (e atirando) fugir enquanto bloqueia a ação do Batman?

7) Por que o Superman não usou a visão de raio X no senado? Era claro que o ambiente estava hostil para ele ali, então por que ele não usou e detectou a bomba?

8) Por que o Superman não usou a mesma agilidade para localizar e salvar Lois Lane de cair do prédio para resgatar a mãe? Ele resgata a moça três vezes ao longo do filme simplesmente do nada, ele não poderia fazer o mesmo com a mãe?

9) Lex Luthor, no final do filme, dá a entender que sabe sobre a chegada do Darkseid, mas como? Como ele saberia sobre isso? Ou era apenas loucura?

10) Como Lois Lane sabia que a trindade precisaria da lança de criptonita para acabar com o Apocalipse?



This post first appeared on Blog Do Pandaman, please read the originial post: here

Share the post

Comentários sobre Batman V Superman - A origem da justiça

×

Subscribe to Blog Do Pandaman

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×