Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Por que a conta deve ser dividida?

Certamente, uma das piores coisas que existem é você estar em um encontro e uma parte se oferecer para pagar a conta inteira. Em geral, tem-se a visão de quem quem paga é o homem, não interessa se ele tem muito ou pouco dinheiro. É realmente chato ter que explicar, em pleno século 21, o quanto esta visão é deturpada, mas deve ser feito. Por isso, me ofereço para explicar algumas pérolas geradas por essa visão completamente machista:

1.       Homem pagar a conta é questão de cavalheirismo

PÉÉÉ!

O que é cavalheirismo? Agir como se mulheres fosses seres inferiores? Não estou falando que ser gentil é algo ruim. Eu acho que pequenos gestos de gentileza, como abrir a porta, são sempre bem vistos.  O problema é que esse tipo de agrado é só bem visto em homens. Já viram uma mulher puxando a cadeira para um homem sentar, sem ser olhada como um ser de outro planeta? Ou, pior, sem o homem se sentir inferior? Muitas vezes, o mesmo ocorre quando uma mulher se oferece para  dividir a conta ou até mesmo pagar toda ela. O homem se sente perdendo seu posto de macho alfa.

Pagar por conta de cavalheirismo é machismo, sim ou claro?

Vish, isso é “cavaleirismo”. Engano meu, deixa eu trocar a imagem…

2.       “Ele que convidou, ele que pague”

Essa daí eu vi em uma busca pela web sobre “homem deve sempre pagar a conta?” e, nos muitos dos resultados que apareceram, grande parte era comentários de mulheres ou homens falando: “Quem convidou, que pague”. Em partes, eu não discordo disso. O problema é que em 98% dos casos quem convida é o homem, já que é lhe dada essa obrigação.

Vivemos em uma sociedade onde a mulher que toma iniciativa é vista como uma vadia e até mesmo como “machona”. Mulher deve ficar no seu lugar: lavando a louça na cozinha enquanto aguarda o seu amado ligar com um convite para um jantar.

Machismo, sim ou claro?

“Aiin, será que ele vai me ligar?”

3.       Mulher gasta muito para se arrumar, por isso o homem tem que pagar a conta

Vocês devem conhecer aquela famosa lista sobre o que a mulher gasta se preparando para um encontro. Entre maquiagem até a escolha do sapato, estima-se que mulheres gastam quase R$1000,00 para um encontro. Desculpem quebrar a cara de vocês, mas essa estimativa está errada. Nem todas nós gastamos isso tudo para um encontro. Eu mesma, por exemplo, me viro com o que tenho em casa, sem gastar nada em salão ou em roupas novas. Afinal, eu estou indo para um encontro e não para o Oscar. Se um dia eu tiver que gastar horrores em produção, vai ser para pisar no tapete vermelho e receber uma estatueta de melhor roteirista, e não para um encontro.

Então, continuo achando essa lista que rola pela internet ridícula. Motivo? Só prova o quanto a sociedade impõe um padrão de beleza sobre as mulheres. “Não usa maquiagem, não usa vestido, não usa salto, não usa joias, não é magra e quer ser bem vista em um encontro? Me Pope!”

Machista, sim ou claro?

Eu posso falar em que parte do corpo humano essa lista deve ser enfiada?

Bom, eu acho que esses três itens foram suficientes para explicar como é machista e misógino não dividir a conta em um encontro. Agora darei apenas UM motivo sobre o  porquê de dividir o dimdim:

Os DOIS estão em um encontro

Um encontro não é feito apenas por uma pessoa. Não interessa quem convidou e quem não convidou. Se uma das pessoas desistisse, não haveria encontro, certo? Sendo assim, é justo que ambas paguem.

Gente, desculpem, mas isso é tão óbvio que eu até estou com dificuldade para explicar… Então, entendam: duas pessoas em um encontro, as duas pagam.

Tão claro quanto água. Pronto!

*música do John Williams tocando ao fundo*

Depois de tudo isso vocês vão continuar achando que a responsabilidade de pagar a conta é do homem, porque ele deve ser cavalheiro; é de quem convida (que é o homem, já que é obrigação só dele) ou é do homem (novamente), porque a mulher gasta demais para se arrumar? Gente, por favor, vocês estão me envergonhando! D,=




This post first appeared on O Que A Kamila Escreveu? | Do Luxo Ao Lixo, please read the originial post: here

Share the post

Por que a conta deve ser dividida?

×

Subscribe to O Que A Kamila Escreveu? | Do Luxo Ao Lixo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×