Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Orfeu da Conceição, o som da lira e da amizade

“Esta peça é uma homenagem ao negro brasileiro, a quem, de resto, a devo; e não apenas pela sua contribuição tão orgânica à cultura deste país, melhor, pelo seu apaixonante estilo de Viver que me permitiu, sem esforço, num simples relampejar do pensamento, sentir no divino músico da Trácia a natureza de um dos divinos músicos do morro carioca.”   
 (Vinicius de Moraes)

            Do Grande mito grego, surgiu a idéia de uma peça, mas na mente de um gênio não surgiria uma simples releitura de um conto, mas a base para uma obra estupenda, onde a realidade de seu povo foi mostrada para o mundo. Orfeu da conceição, peça teatral premiada, foi o grande elo de uma amizade, da qual nasceram frutos dignos aos deuses do olimpo.

             “Foi por volta de 1942 que eu, uma Noite, depois de reler o mito numa velha mitologia grega, senti subitamente nele a estrutura de uma tragédia negra carioca. A lenda do artista que conseguiu, graças ao fascínio de sua música, descer aos infernos para buscar Eurídice, sua bem-amada morta e que, ao perdê-la em definitivo e com ela o gosto de criar e de viver, desencadeou em torno de si a desarmonia, o desespero de que seria ele a primeira vítima, - essa lenda poderia perfeitamente passar-se num ambiente como o de uma favela carioca, sublimados, é claro, os seus elementos naturais de modo a atingir a elevação do mito.”
(Fragmento, texto de Vinicius de Moraes)


Peça pronta, só faltava as mãos de um músico para complentá-la. Então foi no restaurante carioca Vilarino, que Vinicius, poeta já renomado, foi apresentado à um músico ainda oculto na noite, Tom Jobim. Por viver apertado, com os trocados que conseguia na noite, o interesse financeiro de Tom era grande, mesmo deixando isso explícito ao Vinicius, os dois começaram à trabalhar na música.

            "No início, havia uma certa timidez. As primeiras músicas ficaram umas porcarias. Fizemos três sambas horríveis, num desajuste total. Mas Vinícius, pacientemente, queria que fossemos trabalhando até sair uma coisa direita”.
(Songbook de Tom Jobim)

             De fato, depois de tanto trabalho, surgiu uma maçã de ouro, uma música que tornou-se eterna, “Se todos fossem iguais a você”:



            Eis o ponto de partida dessa união, que está guardada pelas espérides, em meio a  todas as maçãs douradas que Tom e Vinicius compartilharam com a humanidade.


This post first appeared on Clave De Livros, please read the originial post: here

Share the post

Orfeu da Conceição, o som da lira e da amizade

×

Subscribe to Clave De Livros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×