Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

"Plata Quemada (Dinheiro Queimado)": Breve resenha sobre livro e filme


Nene, Gaucho e Cuervo são assaltantes  profissionais,e foram contratados por Malito  para assaltar um carro forte que continha uma grande quantia em dinheiro destinada ao município de San Fernando província de Buenos Aires. Após o assalto, o grupo foge para Montevidéu, capital do Uruguai, no intuito de se esconder da polícia, já que o assalto não havia saído como o planejado. Eles permanecem um tempo escondidos em uma casa para não chamar atenção e  nesse local Nene e Gaucho, que além de parceiros de crime são amantes, lutam para não enlouquecerem com essa situação e tentam retomar o relacionamento que já não é como antes.

Como li o romance em espanhol, não sei informar como estão os nomes dos personagens em português, acredito que foram traduzidos. Gostei muito desta obra, pois o livro é contado por várias vozes e em crônicas jornalísticas e se trata de uma história real. Nós não sabemos se todos os fatos acontecem como o autor e narrador (que nesse caso é a mesma pessoa), são verídicos ou ficcionais, mas a escrita de Piglia é maravilhosa e nos leva a sentir todo o horror que foi o assalto, a fuga, o período em Montevidéu, além do desfecho sensacional. O final do livro é incrível e recomendo a todos que se interessam por romance policial (lembrando que se trata de um romance bem diferente do normal).

Adaptação para o cinema


O filme é focado basicamente no relacionamento amoroso entre Nene e Gaucho e demora um pouco até o expectador se acostumar com  a trama, mas segue o modelo clássico de Hollywood.
Gostei da tradução para o cinema e recomendo.

Breve Biografia do autor

Acredito que a maioria dos brasileiros não conhece esse autor, então fiz um resumo da sua biografia.


Ricardo Emilio Piglia, argentino, nascido em 1941. Seu primeiro livro La Invasión (1967), conquistou o premio Casa das Américas e o transformou em um dos grandes nomes da literatura de seu país. Seu segundo livro, Respiración Artificial (1980), foi considerado um dos dez mais importantes já publicados na Argentina. Sua narrativa é considerada metaficcional por possuir inovações nas formas do seu texto sem perder a essência do romance (o que aconteceu com Plata Quemada).  




Ficha técnica do filme                                           

Título original: Plata quemada
Direção: Marcelo Piñeyro
País: Espanha, Argentina, Uruguai
Ano: 2000
Duração: 125 min.
Gênero: Criminal, Drama, Romance, Thriller 

Livro

Dinheiro Queimado
Autor: Piglia, Ricardo
Editora: Companhia das Letras

Compre pelo blog (Saraiva)




This post first appeared on Web-дизайн от Qwery, please read the originial post: here

Share the post

"Plata Quemada (Dinheiro Queimado)": Breve resenha sobre livro e filme

×

Subscribe to Web-дизайн от Qwery

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×