Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Visita ilustre de Paul Singer marca série de ações em prol das comunidades tradicionais de Ubatuba

O Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer esteve no município neste último sábado (14), para uma visita histórica, que marcou o início de uma série de ações inéditas em prol das comunidades tradicionais de Ubatuba.  Além da assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho, Singer também presenciou o anuncio de construção de uma Unidade de Saúde Comunitária na região Norte e o lançamento da “Cooperativa do Azul” no Quilombo da Fazenda, organizada pelos líderes quilombolas locais Seu Zé Pedro e Dona Laura.

“A carta de intenção é um importante passo no sentido de se estabelecer um política pública municipal com foco no desenvolvimento social e econômico solidário com o apoio do Ministério. É a primeira vez na história de Ubatuba que o Município recebe atenção deste peso e compromisso”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Sérgio Maida. O documento considera o desenvolvimento de organizações como associações e cooperativas, apoiadas pelo município, sendo promotoras de novos empreendimentos, especialmente nos setores de geração e distribuição de conhecimento, valorização da cultura e modos de produção associativos e solidários.

Segundo Paul Singer “O mercado financeiro é insaciável e imprevisível, não por causa das pessoas que trabalham nele, mas porque a lógica é perversa e um dos mais eficientes instrumentos de combate ao desemprego é a formação de cooperativas”.

O lançamento da “Cooperativa do Azul” é a prova da eficiência dos conceitos de economia solidária como mola propulsora de desenvolvimento social. O grupo reúne 38 cooperados, que se dedicam a atividades como o turismo de base comunitária e rural, artesanato e produção de farinha de mandioca, atividade remanescente dos escravos quilombolas da região. “É uma alegria ver a cooperativa finalmente dando seus primeiros passos. Um sonho de muitos anos se realizando” Comentou Dona Laura, representante da comunidade. Durante o evento foi servido um almoço produzido pelas mulheres da Cooperativa e que teve em seu cardápio a salada tradicional quilombola feita do coração da flor da bananeira.

Através de parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso/ EIT e a Arcamultincubadora, o coordenador Oscar Zalla afirmou que a incubadora já está atuando e terá como objetivo o desenvolvimento pleno das atividades da Cooperativa e consequente geração de renda para seus associados. Com uma reunião desta envergadura e convidados como, Diogo Soares do Instituto Pólis, pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o coordenador do fórum das comunidades tradicionais da costa verde, Vaguinho, entre outros, Ubatuba passa a ser alvo de estudos e iniciativas de pesquisas na área de implantação e desenvolvimento do sistema de economia solidária.

Todo este processo teve início em novembro 2012, quando o então recém eleito Prefeito Maurício fez reunião no Quilombo da Fazenda, com a participação de Sergio Maida, a assessoria do Deputado Luiz Carlos Marcolino (PT), Jorge Abraão do IPEA, Leonardo Pinho da Ecosol, e um dos principais líderes deste movimento, o Professor David Calderoni (NUSPI/USP).

Segundo o Prefeito de Ubatuba este evento é histórico e inovador, tem credibilidade e reconhecimento nacional e internacional. “Além de Paul Singer, recebemos a Professora Clarita Plantemberg da Universidade de Berlim, que dá a dimensão da importância deste encontro, que está alinhado com o compromisso desta gestão que é o olhar acolhedor e o fortalecimento das periferias e comunidades de Ubatuba, através da economia solidária.” Completou Mauricio.

Para o Secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Sergio Maida, Ubatuba não fornecia nenhum tipo de apoio ao cooperativismo e em apenas um semestre várias ações de fortalecimento de associações e cooperativas estão acontecendo, algumas criadas e outras reestabelecidas pela gestão. “Agora damos um importante passo para a cidade, que inclui o processo de implantação do Plano Municipal de desenvolvimento social e econômico, o fortalecimento da Incubadora e o desenvolvimento solidário do Município.”

Ubatuba e Paraty

Durante o encontro, o Prefeito Mauricio (PT) e o Prefeito de Paraty, José Carlos Gama Miranda, Casé (PT) assinaram também outra carta de intenções formalizando a parceria entre os municípios vizinhos para futuras ações em conjunto nas áreas de administração pública como, saúde, educação, cultura, meio ambiente, transporte, turismo e desenvolvimento social.



Fotos:



Seu Zé Pedro, o Prefeito de Paraty Casé e o Prefeito de Ubatuba Mauricio, durante evento no Quilombo da Fazenda



Fonte: Assessoria de Comunicação


This post first appeared on Ubatuba Olhar Litoral, please read the originial post: here

Share the post

Visita ilustre de Paul Singer marca série de ações em prol das comunidades tradicionais de Ubatuba

×

Subscribe to Ubatuba Olhar Litoral

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×