Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A morte de Austen: continua a controvérsia

Até pouco tempo atrás, a maioria dos estudiosos considerava a Doença de Addison como a causa mais provável da morte de Jane Austen. Uma nova teoria, defendida pela representante do Grupo de Auto-Ajuda da Doença de Addison, Katherine White, diz que a autora não tinha os sintomas clássicos dessa doença. Ela defende que a verdadeira causa da morte foi tuberculose, provavelmente contraída ao beber leite não pasteurizado. Agora, um médico e escritor inglês, Dr. Andrew Norman, apresenta mais uma opção: a de que, de fato, Jane tenha morrido de tuberculose, mas adquirida de outra forma. O que, à propósito, provocou… Doença de Addison.

O Dr. Norman é autor de Jane Austen: An Unrequited Love. Ele expôs sua teoria no The Daily Telegraph, defendendo que a autora inglesa tenha contraído tuberculose em 1815 quando cuidou de seu irmão Henry, que estava com essa doença. E que uma coisa levou à outra. “Addison, no século 19, era invariavelmente causada por glândulas supra-renais infectadas com tuberculose. Isto, juntamente com a descrição de Austen de sua febre crônica, me alertou para a possibilidade de que Jane tivesse essa doença também.” Norman diz que o mal de Addison “não estava ainda em um estágio avançado mas sabemos pela sua cor de pele, que ela descreveu em uma carta escrita para sua parenta Fanny Knight em março 1817 (quatro meses antes de sua morte), que ela o tinha”.

O médico cita um estudo de 1911, que correlaciona a doença de Addison à tuberculose da coluna vertebral. “Se este fosse o caso, e Austen tivesse tuberculose da coluna, então é de esperar que ela se queixasse de dores nas costas – o que, em suas cartas, ela fez”.

“O Dr. Thomas Addison resumiu as principais características da doença que leva seu nome como: anemia, languidez e debilidade geral, fraqueza notável da ação do coração, irritabilidade do estômago e uma peculiar alteração da cor da pele. Jane descreveu todos estes sintomas em si mesma, e por isso o fato de que ela estava sofrendo de doença de Addison está além de qualquer dúvida razoável”, diz o doutor. No entanto, ele não discorda inteiramente de White. “Quanto ao que matou diretamente Jane … a tuberculose é a principal candidata”, conclui.

Veja aqui mais informações sobre a morte de Jane Austen.

 

 



This post first appeared on Lost In Jane Austen, please read the originial post: here

Share the post

A morte de Austen: continua a controvérsia

×

Subscribe to Lost In Jane Austen

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×