Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lettering: A Escrita Desenhada



Você sabe o que é lettering? “É a mesma coisa que tipografia ou caligrafia não é?” Não, não é a mesma coisa, mas se relacionam. Antes de explicar o que é, devo falar o que são as outras duas coisas. 

Caligrafia foi o primeiro desses três estilos de escrita a surgir. Isso porque ela é justamente o que você está pensando, escrever letras, assim como você fazia lá na sua primeira série do ensino fundamental. A caligrafia diz respeito fazer os traços escritos à mão, com padrão, beleza sempre bem detalhados. Essa técnica era utilizada na composição dos livros antes da existência da tipografia, quando foi perdendo espaço e caindo em desuso. 


A tipografia, como implícito no nome é composto por tipos, mas especificamente tipos móveis, como na época da prensa de Gutenberg que usava pequenas placas com caracteres que por sua vez eram prensados com tinta sobre o papel, gerando um processo mecânico de impressão. Os tipos ajudam a compor textos de forma organizada e de bela aparência. 

Portanto podemos resumir a tipografia em tipos pré-estabelecidos que quando organizados compõe a escrita de forma estrutural, seja de forma física ou digital. Um exemplo simples disso para que fique fácil de entender é usar uma fonte Arial no Microsoft Word para compor um texto.


Por fim temos o tema do nosso texto, o LETTERING, que eu defino como desenhar letras para fins específicos, ou seja, é um desenho mais complexo composto por diversas formas e símbolos ilustrativos que geram harmonia e ajudar a transmitir algo, seja uma emoção ou um conceito.

O lettering atualmente se vê inserido dentro do design gráfico (minha área de atuação) e da ilustração. Com o aumento da popularidade dessa arte aumentaram também os equívocos sobre termos e conceitos, que por muitas vezes tudo parece uma coisa só, mas já resolvemos isso na explicação acima. Então entendido que o lettering não se utiliza de tipos previamente concebidos chegamos à conclusão que muito do que vemos de lettering por aí é pura criatividade e técnica. 


Agora precisamos entender quais ferramentas são necessárias para se fazer um lettering bacana. 

Muitos artistas começam sua arte por um estudo preliminar ou um rascunho e para isso não é preciso de muito, basta um sulfite, lapiseira/lápis, compasso, borracha e coisas do tipo. Alguns artistas chegam a usar alguns tipos de réguas curvas para detalhes e arabesco, e uma das mais conhecidas no meio é a curva francesa, devido suas formas delicadas. 


Já para o desenho final são usados materiais mais característicos, como a caneta brush, a caligráfica, as penas destacáveis juntamente com o suporte e a famosa tinta nankin. Nos desenhos finais também são utilizados papéis diferenciados, com espessuras mais grosas e de superfícies mais lisas que ajudam no deslize da caneta. Alguns chegam a utilizar papéis pergaminho que são bem caros, porém dá um ar bem sofisticado a arte.


Trabalhos mais profissionais de grande replicação e impressão em grandes formatos geralmente são feitos digitalmente, em softwares de vetorização, como o Illustrator, por exemplo, e com o auxílio de ferramentas físicas que ajudam no traçado e espessura das formas, que é o caso da mesa digitalizadora. 


Justamente por ser de uso único e específico marcas acabam utilizando do lettering para compor seus logos, como uma das marcas mais conhecidas do mundo fez, a Coca-Cola.



O lettering ficou por muito tempo esquecido, mas com a popularização principalmente do Instagram o movimento voltou a ter força e notoriedade, e o trabalho dos artistas voltou a ser reconhecido, e assim, passou a ser cada vez mais comum você encontrar um lettering em algum objeto usual ou de decoração, sendo mais comuns as camisetas, canecas e quadros.


Alguns artistas alimentam constatemente Seus Perfis Nas redes sociais com novos desenhos, letras e formas. E acho interessante fazer algumas menções nesse texto para que você possa acompanhar mais desse trabalho. 

ABBEY SY

Ela não é só artista plástica, mas também escritora, olha que irônico, hahaha. A artista realizou um trabalho de Lettering bem legal que estamparam as havaianas vendidas nas Filipinas.

INSTAGRAM: @abbeysy


FABIO MACA 

Conheci o trabalho do artista através de um projeto bem interessante envolvendo ele, o artista plástico e tatuador Victor Montaghini e o fotógrafo Fernando Schlaepfer. Apaixonado por caligrafia ele era publicitários há 10 anos. Depois de muita prática e estudos com gente daqui e de fora hoje ele se dedica em tempo integral as letras.

INSTAGRAM: @fabiomaca


CYLA COSTA 

Com o estúdio em Curitiba a designer, ilustradora e tipógrafa vive seu sonho, trabalhar com branding, ilustração e lettering. Seu trabalho tem muita influência dos filmes e da música e busca inspiração direta de artistas como Woody Allen, Bowie e os Beatles.

INSTAGRAM: @cylacosta


SÉRGIO BERGOCCE

Designer gráfico de formação, Sérgio já trabalhou em algumas redações de jornais e revistas de SP, até achar seu caminho na ilustração, especificamente o lettering. Grande parte da sua produção é criada para editoriais, o que já lhe rendeu vários prêmios.

INSTAGRAM: @bergocce


SEB LESTER

Conheci o artista britânico através de páginas de publicidade que sigo, na ocasião as páginas compartilhavam vídeos em que o artista replicava logotipos famosos de forma manual. Achei o trabalho incrível e seguindo seus Perfis Nas Redes sociais pude notar que sua arte vai muito além de replicar, suas criações são magníficas.

INSTAGRAM: @seblester 



This post first appeared on Bigodela, please read the originial post: here

Share the post

Lettering: A Escrita Desenhada

×

Subscribe to Bigodela

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×