Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

PORTUGAL E OS DESCOBRIMENTOS


Nos tempos que correm não será politicamente correcto falar-se dos descobrimentos portugueses, mas o que é certo, é que foram os portugueses que nas suas naus e caravelas, partindo de Portugal, descobriram novas rotas marítimas para terras distantes.
A pretexto da religião e do interesse comercial, lá foram os nossos marinheiros pelas costas de África, até à Índia e ao Brasil. Os povos que encontrámos tinham diferentes religiões e interesses próprios no comércio das especiarias e outras mercadorias.

O mercado das especiarias era feito por terra, até à presença portuguesa, e era dominado na Europa pelos venezianos e genoveses, e em África e na Ásia pelos povos locais, pelo que houve muita disputa pelo domínio das rotas, com a violência típica destas situações nessa época.

Outro assunto difícil de abordar, a escravatura, há que lembrar que ela sempre existiu, mesmo em África e antes das nossas navegações, e também convém salientar que sem a condenação das diferentes religiões, ao tempo, tendo até o Infante D. Henrique tido o acordo papal para ter a exclusividade do mercado de escravos.

Tudo isto faz parte da nossa História, o que não significa que nós, na actualidade, estejamos a apoiar este tipo de acções, pois o pensamento e a evolução dos comportamentos sociais, são absolutamente contrários a essa actuação.

O que também importa salientar é que os factos históricos não podem ser negados, de nada adianta tentar encobrir o que foi feito, e também lembrar que a História tem de ser olhada com olhos de ver e julgada segundo o pensamento de cada época, e não com uma visão actual.     





This post first appeared on Zé Povinho, please read the originial post: here

Share the post

PORTUGAL E OS DESCOBRIMENTOS

×

Subscribe to Zé Povinho

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×