Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual o animal mais venenoso do mundo?





O Animal mais venenoso do mundo!
Quando falamos sobre animais venenosos logo nos vem em mente uma gama de cobras ou insetos, mas e se eu te contasse que existe um animal vagando pelo mar que faria o veneno de uma mamba negra parecer um leve suco de limão? Ficou curioso, fica aqui com a gente e descura quem é esse veneno em forma de animal!

Marés inconfiáveis:
O animal mais venenoso da terra, mas não pisa em solo firme! O animal mais temido e que consegue ser mais fatal que um grupo de tubarões é uma gosmenta e mole água viva, isso mesmo surpreendente não é? Pensar que a criatura mais mortal dos sete mares é apenas uma massa translúcida sem cérebro que vaga pelos oceanos, não deixe que a aparência dela te engane, esse animal é uma aprimorada maquina mortífera calibrada com perfeição pela natureza.

A vespa do mar ou box jellyfish como é conhecida nos mares australianos aonde reside como a criatura no topo de ranking de animais mais peçonhentos do mundo, esta criatura possui tentáculos que podem chegar até a 5 metros e uma cabeça que chega quase a circunferência de uma bola de basquete, mas não pense que isso torna ela mais fácil de ser vista, pela composição pálida quase translúcida de Seu Corpo ela é quase imperceptível nas turvas correntezas marítimas.

A rainha de todas as vespas:
A vespa do mar contém em seu veneno dois tipos distintos de mytoxínas, apenas uma delas já é encontrada no veneno da naja rei, além disso, ela contem um lipídio especial em seu veneno “hemolisina” que destrói o núcleo das membranas da suas células vermelhas levando a uma rápida necrose dos tecidos musculares do seu corpo. Essa hemotoxina também ataca o sistema nervoso central levando a uma dor excruciante. Os poucos sobreviventes dessa criatura descrevem a sensação como ser mergulhado em óleo fervente.

Ao ser picado, os nematocistos presos na sua pele vão disparar veneno a uma velocidade de 15 metros por segundo, essa força cinética é 40 mil vezes maior que a força da gravidade, isso fará com que o veneno chegue ao seu coração em apenas um minuto, ela leva em média 3 minutos para causar a sua morte por parada cardíaca depois de um longo e ininterrupto sofrimento. Seja rápido com os primeiro socorros pois os nematocistos dela ficam presos na pele  bombeado veneno por 5 minutos.





Apenas uma pequena dose do veneno dessa criatura é capaz de matar 60 humanos adultos ou um animal de até 3 toneladas. Isso mesmo meu caro leitor, essa geleia viva pode matar com uma simples ferroada um elefante então imagine as coisas que ela não é capaz de fazer com você que estaria desavisado aproveitando seu banho de mar.

Digamos que você seja sortudo de sobreviver pois alguém tinha vinagre por perto e você recebeu cuidados médicos imediatos, mesmo assim, não fique tão esperançoso pois 3 a cada 10 pessoas atacadas por vespas do mar morrem mesmo recebendo cuidados, uma taxa de mortalidade de 30% não é brincadeira. Suponhamos que você saiu da zona de risco imediato de vida, ainda assim, as doses mais altas de morfina não surtiram nenhum efeito no seu corpo, as dores excruciantes ainda vão durar de 3 a 5 semanas sem parar por nem um segundo, dizem que se parece com ter inflamação em todos os dentes ou ter agulhas em cada parte do seu corpo.

Se você for capaz de ver uma é bom ser um exímio nadador, pois elas podem nadar diretamente na sua direção nadando na mesma velocidade de um humano adulto. Ela possui seis olhos e tem uma visão de 360° então é bem provável que ela te veja e te ataque propositalmente, ela é conhecida por ser uma espécie muito agressiva. Se você tem pele branca está mais pré disposto a ser atacado, pois elas confundem seu tom de pele pálido com a pele de peixes da sua dieta e pode ataca-lo, então mantenha sempre um bom bronzeado.





A cicatriz em forma de raio no local da picada é permanente pois o local onde os tentáculos da criatura se firmaram na sua pele fizeram ela necrosar até o nível da epiderme, ou seja, as marcas ficaram com você como um terrível lembrete que o mar pode ser traiçoeiro e cruel quando quer.

O lar do veneno:
Como você já sabe, a vespa dor mar é uma residente dos mares australianos, assim como tudo nessa terra que tem veneno, porém não se tranquilize muito, ela também  é encontrada nas Filipinas,  Nova Guiné e Vietnã, porém, como se trada de uma criatura marinha não existem limites sobre onde ela pode ir, basta algumas delas ficarem presas em uma corrente oceânica para achar um novo lar, e desde que as condições possam suportar a vida delas ou se elas forem capazes de se adaptar ao novo ambiente elas vão se espalhar, então por via das duvidas sempre fique de olho onde nada.

Tem remédio:
Por mais assustadores que os sintomas da picada desta água viva possam parecer existe uma boa noticia, já tem um antidoto para o seu veneno! Assim como é com o veneno de várias criaturas, biólogos já conseguiram produzir um antitodo para cortar os efeitos da picada da vespa do mar e se for ministrado logo após a picada e com a devida supervisão médica você está fora de risco, claro que a dor ainda vai estar lá devido aos danos que seu corpo sofreu por esta forte toxina, mesmo assim, você vai viver outro dia para contar essa história.´





Dicas:

Se for picado taque vinagre no local na mesma hora, isso não corta o veneno mais mata os nematocistos.

Fique atento as placas na praia, se vir algo sobre box jellyfish não chegue nem perto da água.

Procure não ir muito fundo, é mais raro elas serem encontradas perto da costa.

Se alguém que você conhece for picado procure tirar a pessoa da água o mais rápido possível e peça ajuda médica imediata.

Nunca toque nos tentáculos com as mãos nuas, você vai se queimar mais, só jogue vinagre e remova com luvas.

Bom pessoal, espero que tenham gostado da matéria, me conta aqui em baixos nos comentários o que vocês acharam e não deixe de conferir nossa pagina lá no Face, vocês ficam ligados em todos os avisos do site e várias coisas extras, basta clicar no ícone aqui em baixo.


  


This post first appeared on Near Place, please read the originial post: here

Share the post

Qual o animal mais venenoso do mundo?

×

Subscribe to Near Place

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×