Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

É possível recuperar a confiança de alguém?

Não é de cristal:
Quando falamos sobre confiança geralmente pensamos naquela velha analogia sobre o cristal ou sobre espelhos, aquela antiga história que uma vez que se quebra não tem como concertar mas e se eu te contasse que Isso é besteira? Isso mesmo, é possível recuperar confiança de alguém, e embora não seja tarefa fácil não é impossível , fique com a gente e descubra como...

O que aconteceu?
Antes de falarmos sobre como concertar sua situação antes é importante entender as circunstâncias e como são as duas pessoas envolvidas. Algumas pessoas simplesmente não perdoam e não vai importar o que você faça tudo que vai conseguir é desgaste. Também tem algumas situações que a maioria das pessoas tem muita dificuldade em perdoar e é muito provável que se seu problema seja um deles você não vá obter perdão logo nada de confiança de volta, eis alguns exemplos:

➤Traição
Agressão verbal grave
Agressão física
Rede de mentiras
Muitos segredos

Estes cinco exemplos são baseados em pesquisas, foi perguntado o que a maioria das pessoas não perdoaria por nada. Cada um destes problemas causam danos severos demais a uma relação, seja ela de qualquer natureza, tão severos que a relação na maioria dos casos não volta.

Caso estes não sejam o seu cenário, ou talvez você sinta que tem uma abertura para manter uma comunicação com a pessoa, por ínfima que seja, com um pouco de observação você pode analisar e medir suas chances de ter a confiança da pessoa de volta, mas como?

O fio de esperança:
Se o que você fez não foi tão grave ou se a pessoa tem um vinculo muito forte com você é provável que a mesma mantenha um pouco da confiança perdida, se ainda houver ao menos uma parte desse sentimento é possível que a confiança renasça, há alguns sinais que as pessoas geralmente demostram se estão dispostas a perdoar e seguir em frente:

Ainda há diálogo.
A pessoa não está tão agressiva com você.
Ela ainda fala sobre sua vida, mesmo que pouco.
Ela optou por não cortar totalmente o contato com você.
Ela ainda fica feliz ao te ver, mesmo que na maioria das vezes ela esconda.

Se a pessoa ainda dá alguma abertura pode significar que você ainda não perdeu sua chance, mas antes de falar sobre reconstrução...

Você está disposto?
Você cometeu algum erro, tudo bem! Somos humanos e falhos e vez ou outra vamos errar e magoar as pessoas mais próximas e é normal desde que o erro não seja recorrente e você não tenha tido nenhuma intenção de magoar ninguém. Segundas chances existem para pessoas que genuinamente cometeram um erro e querem concertar as coisas porque amam a pessoa que magoaram, agora, se você que está lendo isso é uma espécie de manipulador pode ter certeza que mesmo que siga a risca o que eu disser de nada vai adiantar. Quando fazemos algo de forma genuína as pessoas sentem isso, e se suas intenções não foram puras e você faz isso por um medo doentio de perder seu objeto de manipulação pode saber que nada que você faça surtirá efeito, esses passos só funcionam se a pessoa se arrepende.

Falando em arrependimento, bem, você cometeu um erro meu amigo, está disposto a olhar dentro de você e descobrir de onde isso veio? Antes de chegar na pessoa e pedir desculpa é importante se entender e se perdoar pelo que fez, se você não for capaz de mudar no momento por favor deixe a pessoa livre para ir embora. Pode parecer difícil se você a ama, mas se for de fato amor deve haver liberdade. Se você a ama deve saber que se continuar sem estar pronto para se concertar você não vai ser capaz de concertar nada com ela, pelo contrário, tudo que você vai fazer  é causar mais dor até o ponto do relacionamento saturar de tal forma que o fim vai ser através de brigas. Lembre-se que ferramenta quebrada não concerta nada, se você não se corrigir antes de tentar corrigir seu relacionamento e recupera a confiança de alguém você vai tornar uma situação delicada em crítica.

Concertando as partes quebradas:
Finalmente o que você estava esperando, como conquistar de volta a a pessoa que você feriu. A primeira coisa em ter em mente é que conquistar a confiança de alguém é muito similar a um jogo de tabuleiro, é uma jogada por vez e pense bem no seu próximo movimento, ele pode ser sua última chance. Vai levar um tempo sim, talvez até anos para concertar um erro que você cometeu em cinco minutos, neste jaza novamente a pergunta, você está disposto?

A primeira coisa a se fazer é ter uma conversa franca com a pessoa que você magoou, colocar as cartas na mesa e expor seus sentimentos, seja transparente e peça desculpas pra quem você fez mal, claro, esteja pronto para um não, mas se tiver sorte e a resposta sim, bom siga aqui com a gente pra saber o que fazer.



A época depois da reconciliação é onde se deve ter mais atenção e dedicação, nessa época é essencial manter aquela franqueza que você teve no dia da reconciliação. Um aspecto importante sobre conquistar a confiança de alguém é confiar na pessoa, instiga muito alguém a confiar quando se confia nela, é quase uma resposta simbiótica, então, fale sobre sua vida, seus medos e desejos, isso vai transmitir confiabilidade na pessoa e pode ser uma ponte para passar por esse momento complicado que vocês dois estão vivendo.

Evite ficar discutindo muito a questão da confiança, seja paciente pois cada pessoa tem seu tempo pra voltar a confiar, e nesse tempo você vai notar uma diferença no trato com você, sim eu sei que isso é muito desagradável mas se seu objetivo é conquistar o perdão e a confiança de alguém seja paciente.

Vá um passo de cada vez, um  gesto por ocasião, não caia na cilada de se animar muito com uma abertura que a pessoa te der e ir se afobando e tentando forçar uma situação, vá com calma e lembre-se que é uma caminhada não uma corrida.

Não tem segredos mágicos para reconquistar a confiança de alguém, tudo que se pode fazer é ser transparente sobre você mesmo, estar disposto a corrigir seu erro e ser paciente com o  tratamento diferenciado que você vai sofrer, saiba que muitos dizem que recuperar a confiança é impossível por se tratar de uma tarefa árdua e que não é breve. Muitos dos nossos erros vem desse nosso imediatismo e dessa descartabilidade, pessoas não são coisas e não devemos jogar fora se quebrar, todo relacionamento merece ao menos um reparo, isso vale de pra quem pede desculpas como pra quem perdoa, todos merecem uma segunda chance.

Algumas dicas que podem te ajudar nesse processo, mas lembre-se, cada caso é um caso e deve ser abordado de forma diferente, então siga sua intuição e seja cauteloso:

Não seja carinhoso demais, se mantenha um pouco distante.

Não fique criando planos e regras, deixe que as coisas sigam seu curso.

Não pressionei a pessoa só porque ela perdoou você, perdão não significa que tudo voltou a ser como era.

Nunca vai voltar a ser como era antes, você pode conquistar a confiança de alguém mas ela nunca mais vai ser como era antes com você e isso é algo inevitável.

É bem melhor prevenir do que remediar, sempre pense em suas ações, pois recuperar a confiança de alguém é algo bem difícil.

Suas ações tem o triplo de peso das suas palavras, então não diga que vai mudar simplesmente mude!

Nesse período de recuperação é importante dar espaço para a pessoa, deixe que ela se recupere no seu tempo e no seu espaço.

Não se ausente completamente da vida da pessoa, isso é tão ruim quanto ficar em cima dela.

Pois é pessoal, é possível sim conquistar a confiança de alguém, mas como vocês acompanharam aqui isso não é nada fácil, logo, a melhor coisa é ficar atento em suas atitudes e evitar fazer aos outros o que você não gostaria que fizessem com você.

Pessoal, eu tenho um recado importante sobre o site, vocês podem ler ele aqui. Aconteceu algo desagradável e eu gostaria de compartilhar isso com vocês. Não deixe de ver nossa pagina no Face, lá você encontra um conteúdo exclusivo, fica ligado nas novidades e pode trocar uma ideia com a gente direto na hora que você quiser. Veja também meu Insta, se você curte fotos de tirar o folego da uma conferida lá, eu atualizo com frequência, vai lá e sinta-se em casa, clique nos botões em baixo e deixa a gente te leva:






This post first appeared on Near Place, please read the originial post: here

Share the post

É possível recuperar a confiança de alguém?

×

Subscribe to Near Place

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×