Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AEBP rompe com a WFIS.

Em um comunicado publicado em seu site, a AEBP – “Scouts Brasil” anunciou o rompimento com a central mundial, a Wfis – World Federation of Independent Scouts.

Entre os motivos divulgados, a AEBP alega que a WFIS se tornou um “tribunal”, que já não reconhece os certificados de formação emitidos pelo Brasil e que causou “vultuosos” prejuízos econômicos à filiada brasileira.

Além disso, em sua página no Facebook, o diretor-presidente da AEBP – que ocupa este cargo há 10 anos – afirma que já não vê necessidade de uma filiação internacional.

A AEBP foi fundada em 2007, em São Paulo, resultado de embates internos nesta região. Apenas em 2009 foi Reconhecida Pela Wfis, depois de ter causado a destituição do então secretário-geral da WFIS-SOUTH AMERICA (hoje WFIS-Americas), Claudio Cea, que se negava a reconhecê-la por falta de prestação de contas e comprovação de efetivo. Foi também nesta cisão que surgiu a WOIS – World Organization of Independent Scout, que hoje conta com 24 associações nacionais em quatro continentes.

O comunicado pode ser lido abaixo.


Declaração sobre a WFIS 2018

Senhores membros dos Scouts Brasil (AEBP Brasil)

A Assembleia Geral Ordinária deste ano, realizada em 9 de março de 2018 na cidade de Sta. Tereza, PR, discutiu, deliberou e determinou o rompimento de nossa filiação junto a WFIS (World Federation of Independent Scouts).

Esta declaração é necessária para documentar fatos ocorridos e também para calar membros da WFIS (principalmente ex-membros dos Scouts Brasil) e cessar os ataques morais contra nós.

Assim demonstramos aos nossos associados:

  1. Mediante acontecimentos ocorridos a WFIS deixou de ser um fórum de debates escoteiros para tornar-se um órgão regulador do escotismo praticado pelos seus membros. Ora. Isso é inadmissível pois atinge diretamente nossa independência;
  2. Passou a WFIS a interferir nas associações vetando a nomeação de membros para Escoteiro Chefe, Diretores de Curso etc;
  3. Tentou a WFIS Américas instalar um Tribunal Escoteiro Internacional para “julgar” seus membros;
  4. WFIS não mais revalidou os diplomas recebidos pela WOSM encaminhados por nós.
  5. WFIS passou a divulgar a terceiros questões internas sobre o relacionamento institucional com os Scouts Brasil.
  6. WFIS não se pronuncia sobre o reconhecimento dos cursos feitos por nossos membros na ANBSCH.
  7. Prejuízos financeiros vultuosos causados a nós.
  8. Quebra de termos.

Quando nos tornamos membros a WFIS reconhecia e registrava todos os certificados emitidos por nós. Era bastante simples: Uma correspondência oficial e em seguida eram emitidos os certificados WFIS com número de registro. A partir de 2011 a WFIS não respondeu mais a nossas solicitações.

  1. WFIS foi notificada em 07 de outubro de 2017 sobre essas e outras questões. Não houve nenhuma resposta.
  2. Declaração da WFIS de 07 fev 2018 é confusa e inconclusiva, uma vez que reafirma que apenas a equipe de treinamento da WFIS será reconhecida pela WFIS.

Assim, caros amigos, entendeu a Assembleia Geral Ordinária que houve um rompimento unilateral no modus operandi por parte da WFIS. Isso causou quebra de confiança.

Os Scouts Brasil continuarão a praticar o escotismo tradicional juntamente com todos aqueles que assim o desejarem. Todos os de boa-vontade serão sempre benvindos.

Recebam nosso fraternal canhotaço
São Paulo, 20 de março de 2018
Mario Greggio
Presidente



This post first appeared on Café Mateiro - Um Blog Sobre Escotismo, please read the originial post: here

Share the post

AEBP rompe com a WFIS.

×

Subscribe to Café Mateiro - Um Blog Sobre Escotismo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×