Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Descaracterização – Dos quadrinhos ao cinema (Parte 1)

Que fã de histórias em quadrinhos não fica puto quando descaracterizam os Personagens de HQ’s no cinema? Resolvi abordar esse assunto em duas partes. Nesta primeira, entro na questão racial e social da descaracterização.

Qual foi a do Michael Clarke Duncan interpretando o Rei do Crime em Daredevil (2003)? Muitos justificaram que seria difícil encontrar uma pessoa com a estatura do Rei do Crime que fosse branca. Duncan foi um ótimo ator, A Espera de um Milagre que o diga, mas colocar ele no papel de um dos maiores vilões da Marvel foi pura preguiça de encontrar algum ator  parecido com o personagem. Existem cosplays que fazem mais jus a Wilson Fisk do que Duncan fez (lembrando que estou falando somente de aparência).

Mais recentemente, em 2013, resolveram colocar o notável Laurence Fishburne (ex-CSI) no papel do famoso e rabugento chefe de edição do Planeta Diário: Perry White. Fishburne é outro bom ator, mas não é o grisalho de sobrancelhas grossas do Perry White.

Agora anunciam a contratação do Michael B. Jordan para viver o piadista do Quarteto Fantástico no remake de 2015. Não conheço o ator, nunca vi um filme dele, só sei que ele não é o Johnny Storm! Fico pensando no roteiro do filme… Nos quadrinhos Johnny e Susan Storm (Mulher Invisível) são irmãos. Como explicarão o parentesco entre ela e Johnny no filme?

Lógico que, às vezes, a interpretação do ator é tão boa que muitos fãs acabam esquecendo dessa troca, como foi o caso de Idris Elba como Heimdall em Thor (2011).

O fato é que é irritante quando trocam a etnia desta forma, acima de tudo porque queremos ver os personagens o mais próximo possível de como são apresentados nas HQ’s. Agora pensem comigo: e se resolvessem colocar atores brancos interpretando personagens negros?

Existe um boato de que o The Rock irá interpretar o Lanterna Verde John Stewart. Tuuudo bem, o The Rock não chega a ser exatamente branco, mas ele não é o John Stewart. Na minha opinião, não chega a ser nem um pouco parecido.

E o que achariam do Miles Morales (Homem-Aranha do Ultiverso), personagem negro, latino, sendo interpretado pelo Charlie Rowe? Com certeza daria confusão.

Mas é claro que as produtoras sempre têm uma carta na manga para explicar as trocas de etnias. A maior desculpa de todas (e a mais racista) é a seguinte: “Temos que dar vez a personagens/atores negros”.

Sim, racista! Digo isso porque, apesar de não serem tantos personagens negros quanto brancos, eles existem e fazem muito sucesso entre fãs de quadrinhos.

Se Michael Clarke Duncan estivesse vivo, ele poderia interpretar o Poderso Luke Cage (embora Michael Jai White ainda seja uma opção melhor). Afinal, Duncan é tão alto e forte quanto o personagem. Na verdade, eu chego a pensar que o Duncan também tinha a pele indestrutível.

Michael B. Jordan poderia ser um Ciborgue da vida, personagem que ele já dublou na animação “Liga da Justiça: Ponto de Ignição”.

E Idris Elba é mais a cara do John Stewart do que o The Rock.

Além desses, quantos outros personagens negros poderiam ser explorados pelos cinema? Do lado da DC temos: Super-Choque, Raio Negro, Vixen, Aço, Senhor Incrível, Icon.

 

Do lado da Marvel então, nem se fala: Pantera Negra, Homem Aranha (ultiverso), Ororo, Blade, Golias, Patriota, Falcão, Máquina de Combate, Isaiah Bradley.

O que falta para investirem nesses personagens? Dinheiro, atores, fãs? Dinheiro não é problema para as produtoras, ainda mais se investirem em personagens conhecidos como Luke Cage (o qual muitos estão ansiosos para ver na telona).  Atores têm de sobra, ansiosos para mostrar o seu talento. Fãs? Bom, muitos fãs surgem depois de assistirem o filme e isto é bom tanto para as produtoras quanto para as editoras.

Para mim, a resposta é óbvia. O problema de investirem em filmes com personagens negros é o mesmo que gastar em filmes com heroínas. Por que não fizeram, até hoje, um filme solo da Mulher Maravilha? Porque não acreditam no sucesso de um filme apresentando um personagem no papel que muitos acreditam ser feito apenas para homens! Dessa mesma forma, também não creem no sucesso de um personagem negro, porque homens brancos fazem mais sucesso como super-heróis!

Em suma, não quero ver negros interpretando personagens brancos, como se fossem meros substitutos! Eu quero ver os personagens negros dos quadrinhos ganhando destaque no cinema: Luke Cage, Ciborgue, Misty Knight, Miles Morales, Vixen, Pantera Negra, Sentinela Ômega, Spawn e tantos outros, populares ou não.

Agora só falta convocarem mulheres para interpretar personagens masculinos, no lugar de investirem em heroínas.

Infelizmente, é assim que funciona.




This post first appeared on O Que A Kamila Escreveu? | Do Luxo Ao Lixo, please read the originial post: here

Share the post

Descaracterização – Dos quadrinhos ao cinema (Parte 1)

×

Subscribe to O Que A Kamila Escreveu? | Do Luxo Ao Lixo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×