Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Halterofilista de São Paulo conquista primeira medalha de ouro do Brasil no Para-Sulamericano, no Chile

Halterofilista Amanda de Sousa recebe Primeira Medalha de Ouro brasileira no Para-Sulamericano de Santiago
O Halterofilismo foi o responsável pelas primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Para-Sulamericanos, realizados em Santiago, Chile. Na manhã desta quarta-feira, 26, Amanda de Sousa conquistou o ouro e, Rene Souza, a prata, em suas respectivas categorias.
Nesta quarta-feira, 26, ocorre a Cerimônia de Abertura no Estádio Mário Recordon, no Centro de Alto Rendimento da capital chilena, onde serão realizados os Jogos. A delegação brasileira é composta por 81 atletas. Esta é a primeira edição da competição sul-americana multidisciplinar em âmbito paralímpico, que, além do Brasil, conta com a participação de oito países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Eles disputarão sete modalidades: atletismo, basquete em Cadeira de rodas, bocha, halterofilismo, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. O encerramento será no domingo, 30.
O primeiro ouro do Brasil em Santiago veio na categoria até 73kg, com Amanda de Sousa, após suportar 74kg na barra. Em uma estratégia para adquirir confiança no decorrer da competição, a paulista radicada em Uberlândia começou com 70kg e obteve êxito. Pediu, então, os 74kg que a tornaram campeã e, mais uma vez, foi bem sucedida. Na última apresentação, falhou ao tentar suportar 78kg, o que não a impediu de ser a melhor atleta da competição em sua categoria. “Foi tudo conversado com os treinadores da seleção brasileira. Queria tirar a tensão da prova e, na última, por muito pouco, não consegui a minha melhor marca”, ressaltou.

No halterofilismo há quatro anos, Amanda de Sousa praticava natação por recomendação médica devido à paralisia cerebral que afeta seus membros inferiores. Recebeu um convite para conhecer o halterofilismo, se identificou com o esporte e o abraçou. “Trabalho muito forte todos os dias. Recebi esta oportunidade de integrar a seleção de jovens e só quero melhorar os meus resultados daqui para frente”, disse, emocionada, a jovem de 22 anos.
Já Rene Souza (até 61kg) perdeu o primeiro lugar para a colombiana Bertha Fernandez, que levantou 78kg, contra 74kg da brasileira. A potiguar de Natal comemorou a medalha de prata. “Vim para o Chile com intenção de brigar pelo ouro, mas valeu a prata, voltarei para casa com uma medalha”, vibrou a atleta, cuja primeira participação em competição internacional ocorreu no Parapan Juvenil em 2009, em Bogotá, Colômbia, quando ficou na quinta posição.
Acostumada com os pratos típicos de sua região, Rene Souza diz ter enfrentado dificuldades para adaptar-se à alimentação fora de casa e perdeu três quilos já em Santiago. “Na semana de treinamento, estava levantando mais de 80kg. Estou sentindo muita falta de feijão, macaxeira, daquela comida pesada, sabe?”, explicou.
Na parte da tarde foi a vez de Gustavo Tavares brilhar. Na categoria até 54 kg, o brasileiro superou os adversários e ficou com a medalha de ouro após levantar 103 kg na terceira tentativa. Ele deixou para trás o colombiano Juan Carlos Ortiz (101 kg) e o peruano Nestor Mendoza (95 kg).
“Estou muito feliz, tudo aconteceu como eu planejei. Treino a mais de um ano para este resultado”, ressaltou o jovem que deixou a natação para se dedicar ao halterofilismo.
Nesta quinta-feira, 27, terão início as disputas de tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, bocha e atletismo. Os eventos de halterofilismo e basquete, que já estão em curso, também terão prosseguimento. A natação começará na manhã da sexta-feira, 28.
Basquete em cadeira de rodas
A seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas voltou a jogar nesta quarta-feira, 26, pelos Jogos Para-Sulamericanos. Em uma partida bastante tranquila, o Brasil derrotou o Uruguai por 109 x 23 e soma duas vitórias no torneio – a estreia foi na terça-feira, 25, diante da Colômbia com vitória de 71 x 70.
Dominando a partida desde o início, os brasileiros fizeram 28 x 7 no primeiro quarto. Com uma defesa sólida e um ataque eficiente, a diferença no placar aumentou e o segundo quarto terminou com a parcial em 50 x 14. Aproveitando a vantagem, o treinador Antônio Carlos Ferras aproveitou para dar ritmo aos jogadores que estavam atuando menos. A tática seguiu dando certo e no terceiro período o Brasil fez mais 31 pontos e sofreu apenas dois. Com o jogo liquidado, a equipe administrou o resultado e ainda venceu o último período por 28 x 7.
O próximo jogo do Brasil será nesta quinta-feira, 27, às 18h, contra os chilenos. A modalidade distribuirá três vagas para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015 – o número de classificados foi alterado de quatro para três seleções no congresso técnico realizado na noite de segunda-feira, 24.


This post first appeared on Blog Not Found, please read the originial post: here

Share the post

Halterofilista de São Paulo conquista primeira medalha de ouro do Brasil no Para-Sulamericano, no Chile

×

Subscribe to Blog Not Found

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×