Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CríticaMorte: Coraline

É complicado, faz tempo que me seguro pra digitar sobre este filme porém, aqui está.




Esse não é um post grande, pois só quero falar um pouco do que acho sobre o filme, mas já adianto que puts, que filmaço! É uma das poucas obras de terror infantil que eu faço questão de parar pra assistir.

Bem, boa leitura.



Coraline (e o Mundo secreto) é um filme baseado no livro "Coraline" de 2002, escrito por Neil Gaiman. Ele foi lançado no ano de 2009 pela Universal Studios e foi produzido pelo estúdio Laika (fod4 em stop motions). Porém, curiosidades a parte, o filme é incrível por outra razão...


Coraline consegue nos prender com sua atmosfera sombria e ao mesmo tempo delicada, mostrando um mundo assustador pelos olhos de uma jovem mocinha de nome aparentemente errado. 


O mais legal, é que o filme é desenvolvido em várias etapas, e várias jornadas de Coraline e suas descobertas no Mundo Secreto. Sempre que ela dorme, acaba indo de encontro ao novo mundo, descobre coisas magníficas, e acorda, sempre de um jeito diferente. Interessante que quando ela acorda, ela não deseja isso, pois o mundo é todo maravilhoso, mas... quando ela começa a perceber que as coisas não são tão boas assim, ela decide acordar e ai, ela nem tava dormindo de verdade. Isso é tão louco!




Coraline, descontente de sua vida atual, longe de seus amigos de infância, consegue uma boneca exatamente igual a ela e a partir daí, passa a ter contato com um mundo diferente, através de uma portinha que ela destranca em sua nova casa.

Alias, o caso da boneca... cara, sempre achei que aquela boneca se moveria. O filme já me prendia a atenção e me deixava aterrorizado só pelo estilo de filmagem (stop motion realmente me apavora) mas a boneca, ali parada, observando, eu esperava que ela fosse a vilã e na verdade, era só uma artimanha.


Na real eu nem quero muito falar de Coraline, pois recomendo que você assista. É um filme que mostra de forma filosófica várias releituras da própria realidade de Coraline, e é algo muito legal de se acompanhar visualmente.

Por exemplo, os cachorros mortos. Em uma parte do filme há duas velhinhas que empalham seus cachorros quando eles morrem e os vestem de anjinhos. No universo alternativo de Coraline, eles assumem suas formas de anjinhos e ficam vivos, latindo, voando, interagindo. Quando o mundo alternativo passa a refletir a mente deturpada de Coraline, eles se convertem em morcegos diabólicos, simbolizando justamente o extremo oposto de "anjos".


Alias, sim, eu acredito que o Mundo Secreto seja uma reimaginação corrompida de Coraline sobre seu próprio mundo. O filme alias deixa isso bem claro, que ambos estão conectados através dela, principalmente com o final e o assustador rosto da Beladona no jardim, contrasteando o rosto de Coraline no jardim do Mundo Secreto...


Cabe uma análise mais profunda sobre essa obra, buscando interpretar, por exemplo, a real natureza do gato falante. Ele seria um ser do mundo de Coraline, ou do outro mundo de Coraline?


Eu, creio que talvez seja algo como em Alice no País das Maravilhas (inclusive, tal comparação faz-se bem válida em alguns contrapontos, como o próprio gato guia) onde Coraline, em sua busca por algo mais interessante que sua atual casa e vizinhança, criou com o poder de sua imaginação todo um novo mundo, só dela.

O curioso é que, com a avó do Wyyyyyybooooorne (um amigo que Coraline faz) também tendo tido experiências aparentemente semelhantes, com a perda de sua irmã ainda na infância para o mesmo Mundo Secreto, pode-se considerar que esse fato que influencia a mente de Coraline não é uma exclusividade dela, mas sim, da região em que ela se encontra.


Algo também abordado pelo filme, pois o casarão da avó do Wyyyyyyboooorne, que serve de apartamento para todos seus inquilinos, parece carregar muito mais histórias e mistérios do que sequer foi mostrado.

Bem, por fim, vale mencionar a obsessão de Beladona pelos olhos alheios. Ela faz de tudo para que crianças lhe ofereçam, de bom grado, seus olhos, para que ela costure botões no lugar, tentando fazer isso com Coraline mas, falhando miseravelmente no processo.


Os olhos simbolizavam as almas das crianças, e uma vez que elas lhe ofereciam, em troca do que ela lhes dava, ela literalmente tomava posse da alma delas. Para um demônio, a alma de uma criança é a coisa mais valiosa de todas... logo, fica claro a natureza de Beladona.

Eu gostaria muito de ver uma continuação de Coraline, e ainda espero assistir várias vezes a este filme maravilhoso. Recomendo que também o faça.

Apesar de não haver um livro que continue sua história, tudo é possível. Coraline é uma obra incrível que não apenas mereceu indicação ao Oscar, mas merece sim uma continuação.


Alias existe um jogo... talvez eu o analise pra valer, e nesse caso, me aprofunde muito mais na trama.

É isso.



This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

CríticaMorte: Coraline

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×