Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Caipira, ou porque não Arte?

Caipira, ou porque não Arte?

Socorro!!! Hoje estou inspirada, e pra quem não gosta do “Caipirão do Bão”, aconselho a dar uma chance a essa arte musical que tem cheirinho de mato, esterco e sensação de brisa numa linguagem bem roceira. Mas antes de continuar, em homenagem aos que realmente sentem prazer em falar sobre esse assunto, vamos rever uma pérola do Caipira conhecida pela maioria dos brasileiros: a canção "Você vai gostar" de Elpídio dos Santos interpretada na belíssima voz de Sérgio Reis.



Não sei por que, mas de repente me bateu uma vontade de falar de um assunto que hoje em dia já não se fala mais: o legítimo estilo caipira, o caipirão danado do interior, ou melhor, do rancho. Estilo Musical que traz saudades da infância, da casa da vovó, das noites de luar onde se podiam ver as estrelas à noite, do cheiro de querosene queimando na lamparina. Época em que se ouviam canções em radinhos de pilha, aliás, quem nunca fez isso com o pai?
Eita época boa em que se faziam lindas serenatas e a preocupação maior era em ser feliz! Em que sentar numa mesa de bar era sinônimo de expressão de alegria. Onde se criavam histórias muitas vezes surreais, mas quando cantadas em melodias “caipirescas”eram capazes de fazer qualquer um que ouvisse projetar, em sua mente, cada detalhe desde o mais absurdo podendo quase transferir para a realidade.





É claro que eu não vivi essa época, mas cresci ouvindo causos de meu pai, avós e outras pessoas mais velhas. Infelizmente essa época não voltará para dar oportunidade aos dessa geração complicada da qual eu também faço parte, o que é uma pena, pois antes sim se sabia viver a vida de maneira intensa. Havia música que realmente retratava os sentimentos. Expressava-se tristeza, alegria, romance, coragem, enfim, qualquer sentimento de uma forma inocente, pura...


Muitos já choraram a perda de alguém querido ouvindo essas músicas, ou simplesmente se emocionam apenas pela intensa emoção que transmitem. Alguns já se imaginaram numa casinha branca com capela lá no pé da serra, ou se imaginaram grandes caçadores de onças ferozes.
Inúmeras são as histórias, e a imaginação é sem limites. O caipira não é apenas um estilo musical. É também arte e fantasia. É uma porta que te leva para o mundo da imaginação....É criativo e te leva a sonhar. E é disso que precisamos hoje, de um motivo para sonhar, de um impulso para sair um pouco da realidade cansativa e cair no universo de fantasias.

 

Grandes artistas foram responsáveis por levar a alegria de viver através desse estilo musical. Tonico e Tinoco, Jacó e Jacozinho, Abel e Caim, Sérgio Reis, Elpídio dos Santos e muitos outros que abusaram da criatividade na hora de dar nome à dupla. É velho? É, mas é inocente, é engraçado, emocionante, surreal, triste e é acima de tudo: arte, porque um só estilo se diversifica e retrata, ao mesmo tempo, um pouco da história de cada um. Quem nunca se identificou?

Clique no link abaixo para conhecer a história de uma das maiores duplas caipiras da história: Tonico e Tinoco... Curte a saudade aí!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=IVq5UzdzWUk&hd=1 





This post first appeared on Clave De Livros, please read the originial post: here

Share the post

Caipira, ou porque não Arte?

×

Subscribe to Clave De Livros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×