Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

1º Debate na Band - Presidenciáveis 2010

É um absurdo! Antes de comentar o debate que foi transmitido pela TV Bandeirantes ontem, devo admitir minha frustração com o Brasil. O debate alcançou somente 04 pontos ao final do primeiro bloco, enquanto o futebol da Rede Globo ficou com 28 pontos (cada ponto no IBOPE equivale à cerca de 55 mil domicílios). Até parece que futebol vai mudar a vida de alguém... Mudar até muda, mas a vida dos jogadores de futebol, os quais ganham milhões e mais milhões para correr atrás de um “pedaço de couro redondo”.



Agora indo ao debate... Participaram: Dilma Rousseff do PT, José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda (PSol); são nove candidatos na corrida presidencial, mas somente os mencionados participaram, o que já foi motivo de questionamentos levantados por Plínio Arruda, que disse “o preconceito já começa aqui” – o candidato do PSol bateu nessa “tecla” o tempo todo, criticando inclusive a TV Bandeirantes no momento das perguntas finais, o que foi um equívoco, pois os jornalistas fizeram perguntas para todos os candidatos e todos comentaram uns aos outros. Num dado momento Plínio ainda disparou: “Marina, a Dilma e o Serra fazem ‘blocão’, nós daqui a pouco começaremos a fazer ‘bloquinhos’” – isso porque o tucano e a petista debatiam mais entre si.

Muitos pontos foram levantados, dentre estes os mais citados foram Educação, Saúde, Segurança Pública e Reforma Agrária.

José Serra tentou desconcertar Dilma em vários momentos, inclusive quando citou o nome do ex-ministro Antonio Palocci (um dos principais assessores da campanha de Dilma). Serra ao ser questionado sobre privatizações, mencionou o fato de que Palocci elogiou varias vezes o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acerca da privatização do setor de telecomunicações; o que, convenhamos, foi bom por um lado, como o acesso mais fácil a uma linha telefônica, mas péssimo ao tange ao atendimento e a prestação de serviços.

Dilma fez com que José Serra comentasse forçadamente o Governo Lula, mas isso após quase uma hora de debate. A pergunta teve o foco direcionado para a Indústria Naval (que se desenvolveu absurdamente com o Governo Petista) e o Programa Luz para Todos (o qual Serra disse ser um prolongamento de um programa que já existia no Governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o que Dilma rebateu, apontado as inúmeras diferenças e o alcance, que foi de 500 mil para quase 2 milhões de residências de zonas rurais beneficiadas).

O assunto drogas também foi levantado, Marina Silva foi mais reticente sobre a questão, porém Dilma se manteve confortável, até porque no mês de abril Dilma apoiou o combate nacional ao crack e um mês depois o plano nacional foi lançado.

José Serra falou muito de Saúde, o que suscitou uma piadinha por parte de Plínio Arruda: “Serra, por isso as pessoas te chamam de hipocondríaco, você só fala em saúde” – o tucano somente sorriu.

Então... O debate foi interessante sim! Plínio Arruda teve uma participação muito boa, pois apesar de ser algo muito sério – o futuro de uma nação – ele deu uma grande pitada de humor, além de ter feito perguntas diretas impossíveis de serem respondidas: distribuição de terras, anistia a desmatadores e redução da carga horária de trabalho; os candidatos se esquivaram, até porque isso não é algo para ser resolvido somente por UM. Plínio também provocou Marina Silva, “Marina, você não pediu demissão” – isso porque ela elogiou alguns projetos do atual Governo. A impressão que se tinha é que Plínio Arruda do PSol somente estava ali para “apimentar” a situação.

De resto, todos os candidatos se respeitaram mutuamente. Todos sabem o que deve ser feito; Arruda tem umas propostas mirabolantes, o que é, de fato, impossível de ser realizado por aqui. No mais, devemos ser bem realistas, pois em verdade, todos sabemos que o Brasil é um país problemático desde o descobrimento (exploração e mais exploração) e isso não é algo que muda de uma hora pra outra. Os pilares para o desenvolvimento também são de conhecimento de todos: educação e saúde; com saúde vivemos, estudamos, tendo ensino de qualidade nos tornamos capacitados e trabalhamos, trabalhando as pessoas não precisam viver da marginalidade, trabalhando a economia se desenvolve e mais e mais pessoas trabalham, e tudo isso se torna um ciclo vicioso extremamente positivo... Agora aguardemos outros debates e o tão esperado “outubro decisivo”.


Um pouco do Debate:

Mesmo não amando com direção somos amor por inclinação.


This post first appeared on "Tá" Na Boca Do Povo!, please read the originial post: here

Share the post

1º Debate na Band - Presidenciáveis 2010

×

Subscribe to "tá" Na Boca Do Povo!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×