Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Artesanato Indígena e Filtro dos Sonhos – O Que é e Como Fazer

O Filtro Dos Sonhos é um dos mais belos artesanatos indígenas. Famoso em todo o mundo, o filtro dos sonhos é usado para decorar quartos, varandas, salas, carros e há até quem faça tatuagem de filtro dos sonhos.

O que você acha de aprender a fazer o seu próprio filtro dos sonhos? No vídeo abaixo, você poderá aprender com a artesã Margareth Cipolla:

O que é o Filtro dos Sonhos?

O Filtro dos Sonhos é um artefato indígena nativo americano originado na tribo dos Ojibwa.

Durante o movimento de revitalização cultural indígena dos anos 60 e 70, foram adotados por nativos americanos de diversas nações.

Passaram a ser vistos como um símbolo da unidade entre as várias nações indígenas, e como um símbolo geral da identificação com as primeiras culturas das nações.

“Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio, ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada.

A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas.

Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases.

Ela dizia: “Se você trabalhar com forças boas será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, do contrário, irá para uma direção que causará dor e infortúnios.”

No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe: “No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões.

Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins.

Segundo demonstram algumas linhas do Xamanismo, mesmo de posse do Filtro dos Sonhos, teremos pesadelos, pois eles nos mostram visões de diversos aprendizados que devemos nos atentar.

Acredita-se que o filtro impedirá que energias indesejadas interfiram no processo natural e particular de sonhar.

Na confecção do Filtro dos Sonhos, pode ser colocada uma pena no centro, abaixo, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns é colocado no centro uma pedra ou cristal.

Tudo o que é colocado possui um significado. O Centro da Teia Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.

O mais belo deste texto é a essência espiritual da natureza atuando, no caso da aranha, mostrando a “teia da vida” e ensinando que tudo está interligado.

Nos incentiva a prestarmos mais atenção nos nossos sonhos, na natureza, na nossa vida e em nossa construção; a buscar conexão com Deus e com a coragem, buscando Luz para rompermos a teia da ilusão e nos construindo cada vez mais, ligados ao Grande Espírito.

Modelos de Filtros dos Sonhos Diferentes

Com o passar dos anos o filtro dos sonhos, que era usado apenas na tradição de uma tribo indígena, foi ganhando espaço na sociedade e, hoje em dia, é bem comum vermos o objeto em propostas de decoração.

E nesse passar dos anos, o modo de como fazer filtro dos sonhos também ganhou suas alterações e, hoje em dia, dá para encontrar diferentes modelos e tipos.

Então, se você quer saber quais são essas variações, vamos lá!

Teia de Aranha

A denominação teia de aranha refere-se ao tipo de trançado usado na parte que filtra os sonhos.

O nome teia de aranha refere-se ao trançado que lembra uma teia mesmo, e foi o primeiro tipo de trançado usado pela tribo indígena que criou o filtro de sonhos.

Para esse tipo de trançado das linhas, o mais tradicional é usar o arco redondo como base.

Em Espiral

Se a ideia é seguir o formato espiral na maneira de como fazer filtro dos sonhos, há algumas variações desse estilo que podem ser seguidas.

Uma das opções é usar um arco em forma espiral e isso já cria o formato desejado; Outra maneira é fazer um trançado espiral na parte centro do aro; E a outra possibilidade é fazer um modelo estilo móbile em que as partes penduradas formam o espiral.

Duplo

Uma das variações no modo de como fazer filtro dos sonhos é usando o modelo duplo.

Nessa variação, há diversas maneiras de como usar o segundo arco, que pode ser pendurado logo abaixo; cruzando um com o outro, ou até lado a lado, criando um ponto de união entre os círculos.

A ideia do modelo duplo é de filtrar ainda mais os sonhos e não deixar que nenhum pensamento ruim passe.

3D

Para quem já tem mais habilidades na hora de fazer filtro do sonhos, uma das variações é o modelo 3D, que é composto por dois ou mais arcos que se completam e dão o formato tridimensional ao filtro dos sonhos.

Há várias maneiras de fazer esse tipo de filtro, e a criatividade é o limite na hora de criar esse modelo.

Triangular

Para quem quer uma maneira diferente de como fazer filtro dos sonhos, uma possibilidade é mudar o formato e seguir o estilo triangular.

O modelo vai além da forma e também tem seu significado, já que o triângulo é a representação do passado, presente e futuro e da alma, mente e corpo.

Então, se você pretende seguir esse formato, pode trazer esse simbolismo aliado à forma feita com galhos, trazendo um elemento da natureza ao filtro dos sonhos.

De Crochê

Se você já tem habilidade com agulhas de crochê e se aventura entre centros de mesa, tapetes e até cortinas de barbante, pode usar dessa habilidade para fazer filtro dos sonhos em crochê.

A ideia é de fazer a teia que filtra os sonhos com pontos de crochê e unir diferentes trabalhos artesanais em uma só peça.

Com CD

Se você quer unir diferentes ideias em uma só peça, pode aproveitar o artesanato com CD para criar o seu filtro dos sonhos com reaproveitamento.

O formato redondo do CD é ideal para ser usado como arco, já que tem o furo central por onde passam os bons sonhos.

Para a decoração, vale usar crochê ou apenas decorar com linhas e penas.

Com Pedra

As pedras, além de serem um elemento da natureza, também possuem significados.

Na hora de escolher qual tipo de pedra usar no filtro, busque sobre o significado do modelo e cor que quer usar.

Por exemplo, a pedra Ágata Azul traz sensação de bem-estar; já a Amazonita traz cura e restabelecimento do sistema nervoso central.

Ou seja, além de todo o significado da maneira de como fazer filtro dos sonhos, ainda dá para acrescentar elementos que tragam mais simbologia.

Coruja

Na tradição da tribo que começou a usar o filtro dos sonhos, as penas usadas deveriam ser de coruja, pois a ave simbolizava sabedoria.

E se a ideia é trazer a sabedoria da coruja como principal elemento do filtro dos sonhos, dá para ir além de usar as penas e fazer o item com o formato da ave.

Árvore

A árvore da vida é um dos desenhos que pode ser formado no filtro dos sonhos.

Além de ficar lindo, o desenho ainda tem o simbolismo de ser uma ponte entre céu e Terra e representa o renascimento; o que pode ser uma temática na hora de colocar em prática uma proposta cheia de simbolismo para o filtro dos sonhos.

Estrela

A maneira de como fazer filtro dos sonhos em formato de estrela é variada e a estrela pode ser representada de duas maneiras: No formato do filtro: ao invés de usar um aro redondo como base, faça o formato de estrela para cruzar as linhas.

Linhas: nessa proposta o formato segue o modo tradicional (redondo), mas o trançado das linhas forma o desenho da estrela.

Yin Yang

Além da simbologia indígena do filtro dos sonho, ainda dá para acrescentar o significado da cultura chinesa com o Yin Yang, que representa forças opostas – Yin é a escuridão (lado preto) e Yang é a luz (lado branco) – e que se completam.

Esse equilíbrio do Yin Yang pode ser representado no trançado dos fios e na maneira de como fazer filtro dos sonhos.

Reggae

Uma das possibilidades para fazer o filtro dos sonhos é usando as cores do Reggae (verde, amarelo e vermelho).

Essa composição é cheia de simbolismos e representa elementos como natureza, paz e poder; que podem ser transmitidos para o filtro dos sonhos como mais um significado.

Como Fazer Filtro dos Sonhos Passo a Passo

Materiais:

  • Arco redondo;
  • Tesoura;
  • Barbante;
  • Renda;
  • Miçangas;
  • Penas;
  • Tiras de rendas.

Passo-a-Passo:

  • Recorte um pedaço de renda em forma circular do tamanho interno do aro que será usado;
  • Coloque a renda no centro do arco e vá passando o barbante pela lateral para prender a renda ao aro;
  • Leve o barbante até a parte debaixo do filtro dos sonhos, e pendure algumas miçangas, e uma pena na ponta;
  • Deixe esse barbante na parte central; Use as fitas de cetim para pendurar na parte debaixo do filtro;
  • Acrescente algumas tiras de barbante decoradas com miçangas e penas e o filtro está pronto.


This post first appeared on Artesanato Indígena, please read the originial post: here

Share the post

Artesanato Indígena e Filtro dos Sonhos – O Que é e Como Fazer

×

Subscribe to Artesanato Indígena

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×