Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

#direitodigital licenças Creative Commons

A proteção digital do seu trabalho é uma parte essencial para seu projeto ter sucesso não queremos ter nosso trabalho roubado e perder o nosso crédito criativo , por isso entender sobre a proteção nos meios digitais é super importante para seu sucesso profissional, é a garantia para quem produz textos , vídeos, pode ser uma barreira para o compartilhamento das informações, por isso como alternativa à licença de copyright (todos os direitos reservados), as licenças Creative Commons (alguns direitos reservados) dão ao autor a possibilidade de escolher o que o público pode ou não fazer com a sua obra.

As licenças Creative Commons ajudam criadores – os licenciantes – a preservar seu direito de autor e demais direitos, ao mesmo tempo em que permitem que outros copiem, distribuam e/ou façam alguns usos do seu trabalho podendo depois optar por acrescentar autorizações adicionais, quando decidem de que forma pretendem que o seu trabalho possa ser usado.

O processo consiste em  escolher o tipo de licença que deseja usar, sendo divido em 2 passos:-

-Quero permitir o uso comercial?

-Quero permitir trabalhos derivados? – neste caso, se for permitido, pode exigir que ao divulgar seja compartilhado sob os mesmos termos da licença, chamado CompartilhaIgual que é um dos mecanismos que colabora com o conjunto de bens comuns digitais a crescer ao longo do tempo. Esse método é comum à muitos softwares livres e código aberto.

Lembrando que as licenças Creative Commons seguem os mesmos padrões de registro internacional, sendo válidas e com estrutura simples e completa para garantir o uso dentro das escolhas feitas acima, para isso as licenças são constituídas de três camadas.

Tantos as licenças públicas, quanto as de direito conexo possuem um design único e inovador em “três camadas” que visam compreender diversas leituras e abordagens. Vamos entender melhor?

A primeira camada é um instrumento legal tradicional voltado para a interpretação jurídica. Esta camada chama-se, Texto Legal.

A segunda camada  simplifica a interpretação, tendo em vista que a maioria dos criadores não são advogados. Neste caso são licenças que podem ser lidos por todos ou “legivel por humanos” ou Resumo Explicativo que é uma referência útil para licenciantes como para os licenciados, sumariza e expressa alguns dos termos e condições mais importantes, embora o Resumo não seja, em si mesmo, uma licença e o seu conteúdo não forme parte do Texto Legal propriamente dito.

Para que a Internet identifique facilmente quando um trabalho está disponível sob uma licença Creative Commons, temos a terceira camada. Uma versão digital (“legível por máquinas”) da licença — um resumo dos direitos e obrigações, expresso num formato que as aplicações informáticas, motores de pesquisa e outros tipos de tecnologia, possam compreender. Para consegui-lo, desenvolvemos uma forma padronizada de descrever as licenças que pode ser lida e entendida por software, chamada Linguagem de Expressão de Direitos, da CC (CC REL).

Em conjunto, estas três camadas de cada licença garantem que o conjunto de direitos não é apenas um conceito legal. É algo que os criadores podem compreender, que os utilizadores podem compreender e que até a própria Internet pode compreender.

 ( texto e imagem extraído do site  Creative commons Brasil.  )

Agora  pesquise um pouco mais sobre qual licença se encaixa melhor com seu projeto/trabalho. Acesse a ferramenta de seleção de licença e confira também a descrição das diversas licenças disponíveis.

Clique aqui e escolha sua licença.

No blog do creative commons tem mais posts referente ao assunto  confere lá e fique bem informado .

até mais criativos.




This post first appeared on Conceito Design, please read the originial post: here

Share the post

#direitodigital licenças Creative Commons

×

Subscribe to Conceito Design

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×