Cachoeira do mosquito, Poço do Diabo e Ribeirão do meio

Cachoeira do Mosquito - Lençóis

A cachoeira do mosquito foi um dos lugares que mais me surpreendeu. Entrou para a minha lista de atrações imperdíveis. Para chegar até ela saímos de lençóis e seguimos pela BR 242. Após uns 8 km já encontramos a placa de sinalização mostrando o caminho, de lá até o início da trilha são mais 15 km por estrada de terra. Chegando no Complexo Turístico da fazenda Santo Antônio você tem que pagar a entrada, no valor de R$15, não precisa pagar estacionamento. Na fazenda eles oferecem refeição, quem quiser pode almoçar por lá na volta.

"Se as informações postadas te ajudaram não esqueça de seguir nossa página no Facebook. Assim você não perde nenhuma novidade e ajuda o blog a ter vida longa. Perguntas devem ser feitas nos comentários. Siga o meu instagram @nathalyrj."

Acredito que essa seja uma atração com ótimo esforço benefício hahahaha. Ela é super bonita mas a trilha tem apenas 20 minutos de duração. É um pouco mais cansativo na volta, já que é preciso subir uma bela ladeirinha.
Mais uma vez tivemos muita sorte, quando chegamos a cachoeira era toda nossa. Logo depois chegou um "bonde" enoorme. Tinha de tudo, até uma panela de pressão hahahaha

A cachoeira recebe esse nome em referência aos pequenos diamantes, chamados mosquitos, que eram encontrados na região.

Entrada: R$15

Depois seguimos para o poço do diabo, que não era muito longe dali. A entrada fica a 20 km de lençóis, seguindo pela BR 242, em direção a Seabra. Na entrada tem uma lojinha com uma infinidade de lembrancinhas, banheiro e restaurante. Almoçamos e seguimos para conhecer o poço do diabo.
A trilha começa em uma escadaria. Após 5 minutos você já tem a primeira parada no Rio Mucugezinho. Mais pra frente tem um restaurante e bastante gente tomando banho no poço que se forma.

Seguindo a trilha por mais uns 20 minutos já avistamos a Cachoeira do Poço do Diabo. Os mais radicais podem se aventurar na tirolesa ou no rapel ( essas atividades são pagas).

Cachoeira do Poço do Diabo

Ribeirão do meio

A trilha do Ribeirão do Meio é super próxima de lençóis, fica a apenas 3,5 km de distância. Eu estava no Hi Hostel, que fica na Urbano Duarte, então tudo que eu tive que fazer foi seguir a rua eternamente. Depois de um tempo a gente encontra placas indicando o local. A entrada fica ao lado de uma fazenda e é super bem sinalizada.

A caminhada é super tranquila e dura uns 40 minutos. Quando você chegar na barraca do Elvis já está super perto da cachoeira. Na volta, aproveite para comprar uma água de coco e bater papo com o  Elvis, o dono da barraca. Um cara super legal que consegue passar um pouco da sabedoria e alegria dos nativos da região.

Barraca do Elvis

Eu me perdi no final e fiquei esperando alguém passar para me informar. hahahaha. Chegando lá tem um escorrega e várias piscinas naturais com a coloração marrom típica da região. É um lugar bem legal para passar o dia. Especialmente se você estiver com criança.

A vedete do local é o escorrega que foi esculpido pela natureza. Os nativos tem bastante habilidade para escorregar, muitos descem a pé.

Muitas pessoas fazem a trilha da Cachoeira do Sossego e terminam ali no Ribeirão do Meio. Dizem que é uma trilha bem puxada. Eu ainda estava cansada da da Cachoeira da Fumaça. Por isso, decidi não fazer. Quem tiver disposição pode fazer Sossego e depois passar o resto do dia curtindo o Ribeirão do Meio.

Parque Municipal do Serrano : Caldeirões do Serrano, Areias coloridas, Cachoeira da Privamera e Cachoeirinha.

Essa atividade dura só pelo período da manhã. Eu fechei com a agência do hostel por R$70. Podia ter pago bem menos se tivesse fechado direto com um guia local. Se você quiser um guia legal em Lençóis vou colocar o contato do Eduardo, que fez esse tour comigo, no final do post. Ele faz também Ribeirão do Meio. Fala que você viu o contato dele no Nathaly por Aí que ele fecha um preço bacana pra você.

A entrada dessa atração fica a 5 minutos do meu hostel e a 15 do centro de lençóis. Só se informar na cidade que todo mundo sabe onde fica o Parque Municipal do Serrano. Mas fica esperto porque sempre aparece um espertinho oferecendo trabalho de guia e cobrando super caro. Quando cheguei no Serrano perguntei quanto um dos guias credenciados cobrava, acredita que ele queria R$120,00. Fala sério, vai roubar outro!

Caldeirões do Serrano

Neste local, que antigamente era um garimpo, foi encontrado o primeiro diamante de lençóis. Os nativos tem permissão para garimpar no local, mas devem fazer isso sem utilizar nenhum tipo de equipamento. Tudo tem que ser feito a mão.

Logo na entrada você encontra os caldeirões, piscinas naturais de água corrente onde você pode passar horas relaxando. Eu fiquei impressionada com o solo do local. Ele é lindo, tem uma coloração e composição super diferente. As pedras são super lisas graças a força das águas.

Depois seguimos a trilha até o Salão de Areias Coloridas, onde mostram as tonalidades que existem na região.

Passamos pela pedra do caranguejo e seguimos até a Cachoeira da Primavera.

Na volta paramos na cachoeirinha para banho e finalizamos o passeio em um mirante que tem a vista da cidade. Existe também o poço Halley. Uma pena que ele estivesse seco quando fui.

Vista do Mirante

A trilha tem algumas partes bem delimitadas e outras super confusas. Durante as três horas de atividade achamos várias pessoas perdidas. Por isso, acho que é legal fazer acompanhado de um guia.
Não considero esse um passeio indispensável e achei o valor pago bem salgado. Eu amo trilha e cachoeira então sempre acho que vale a pena.

Valor do passeio: R$70 (fechando com agência)
Entrada: Não se cobra entrada
Contato guia: Eduardo (75) 9 9809-6768 - Fala que você viu o contato dele no Nathaly por Aí que ele fecha um preço bacana pra você.

Se você quer saber ainda mais sobre a Chapada não deixe de ler todos os posts. Basta conferir tudo na categoria Brasil. Obrigada pela visita, beijos e até a próxima.

This post first appeared on Nathaly Por Aí!, please read the originial post: here

Cachoeira do mosquito, Poço do Diabo e Ribeirão do meio

Subscribe to Nathaly Por Aí!